Por muitos anos, a prefeitura de Vancouver tem recomendado o descarte do material orgânico no green bin (lixo verde, em português), mas agora a coisa é para valer. Desde o começo do ano é lei: os moradores não podem mais misturar lixo orgânico com recicláveis. Depois de seis meses de "aviso", quem não seguir a regra será punido.
A medida foi tomada pela prefeitura, junto com a ONG Metro Vancouver. Segundo Greg Moore, diretor da organização, todos serão impactados pela nova medida. "Nós precisamos pensar diferente. Precisamos pensar sobre como separamos nossos resíduos orgânicos, recicláveis e nosso desperdício sólido", explica.
Atualmente, cerca de 60% do lixo da cidade é reciclado. A meta é que até o fim deste ano o número suba para 70% e até 2020 para 80%. O resíduo orgânico da cidade será coletado e encaminhado para compostagem industrial e tudo será transformado em biocombustível e adubo, ajudando no cultivo de hortas.
Além de reduzir a dependência dos lixões, diminui a emissão de gases de efeito estufa e ajuda a combater o desperdício. Ao separar o lixo, as pessoas passam a reparar na quantidade de comida que está sendo jogada fora e, quem sabe, repensem seus hábitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário