terça-feira, 14 de abril de 2015

Ervas medicinais para tratar o ácido úrico (Melhor com Saúde)


O ácido úrico é um problema muito comum atualmente. Hábitos de vida incorretos e uma má alimentação são, sem dúvida, os principais fatores que causam o surgimento desses resíduos metabólicos em nosso sangue.

A seguir, explicaremos o que a natureza pode fazer por você caso sofra os efeitos do ácido úrico. Conheça as plantas medicinais mais indicadas para seu tratamento.

Plantas medicinais ideais para diminuir o ácido úrico do organismo

Todos temos um nível de ácido úrico no organismo, mas enquanto esse nível está equilibrado não há problema. Entretanto, quando nos alimentamos da forma incorreta acumulamos o que se conhece como purina, que são rejeitos procedentes da contaminação das proteínas de carnes animais, além do café e das bebidas alcoólicas, principalmente.

E o que acontece quando existe um excesso de ácido úrico no corpo? Surge o que conhecemos como gota, que nada mais é do que a dor nas articulações causada por uma inflamação. E atenção, o risco mais extremo que podemos sofrer é quando podem se gerar falhas renais ou hepáticas. É preciso considerar esse ponto.

Outro dado a considerar é que o ácido úrico causa uma elevação do pH do sangue, podendo causar falhas em diferentes órgãos, queda das defesas do organismo, cansaço, doenças, fragilidade óssea, etc.

Então, o que fazer para reduzir a incidência de ácido úrico e evitar esses problemas graves? Primeiramente, eliminar o consumo de carnes vermelhas, proteínas animais, de gorduras, embutidos, álcool, farinhas refinadas, sal, açúcar, bebidas gasosas, etc...

Ao mesmo tempo, é preciso melhorar  a alimentação, adicionando o consumo de vegetais, frutas, cereais. É ideal, por exemplo, aumentar o consumo de aveia, morangos e cítricos como o limão, a toranja, laranjas, etc. São opções maravilhosas.

Além disso, também é interessante conhecer as plantas medicinais que podem nos ajudar. Obviamente elas não vão substituir nenhum medicamento, mas servirão como um excelente complemento, como infusões que se tomadas diariamente ajudarão a depurar o sangue. Conheça-as melhor a seguir:

1. Plantas diuréticas que eliminam as purinas

Anote: cavalinha, dente-de-leão e infusão de alcachofra são ingredientes que permitirão eliminar o excesso de líquidos, depurar toxinas, limpar o sangue e o sistema linfático e facilitar um efeito diurético excelente.

Aumentar a eliminação da urina nos ajudará precisamente a eliminar toda essa purina que as infusões limparão de nosso organismo. Será realmente benéfico.

Cairá muito bem, por exemplo, tomar as infusões depois das refeições principais. Você pode escolher a que parecer melhor em cada momento, pois todas elas são ideais para tratar o ácido úrico.

2. O efeito protetor do cardo mariano

Sem dúvida você já conhece as grandes virtudes do cardo mariano. É um grande protetor do fígado e de todas as funções hepáticas, que incluem seu efeito depurante, a formação de proteínas e a transformação de amoníaco em ureia.

O cardo mariano oferece antioxidantes e ajuda o fígado a depurar, tudo isso contribui, por sua vez, para a limpeza de nosso sangue, livrando-o da purina e dos excessos de proteínas que acabam degradando-se em nosso corpo. Que tal se começarmos o dia com uma infusão de cardo mariano? É possível encontrá-lo em lojas naturais tanto como infusão como em comprimidos. São fantásticos!

3. O harpago ou "garra-do-diabo" para desinflamar

Ela não é muito conhecida, mas vale a pena provar dos efeitos dessa raiz terapêutica e curativa. É magnífica para tratar esse tipo de doença, atua diretamente sobre nossos músculos e articulações, diminuindo a inflamação causada pelo acúmulo do ácido úrico.

Se você já sofre de gota te ajudará muito, aliviando a dor e melhorando a mobilidade das articulações. Também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e é perfeita para tomar sempre que sentir dor, como analgésico natural. Não se esqueça da raiz de harpago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário