sexta-feira, 24 de abril de 2015

Como posso eliminar a placa e melhorar a minha saúde bucal? (Melhor com Saúde)


A placa é o acúmulo de resíduos de alimentos nas superfícies internas e externas dos dentes. Esta condição bucal pode provocar mau hálito e também pode desenvolver outros tipos de alterações prejudiciais, como o tártaro, que se desenvolve quando estes resíduos se endurecem e se fixam aos dentes, provocando sangramento e halitose.

Ainda que não exista uma solução definitiva para evitar o desenvolvimento da placa bacteriana nos dentes, podemos realizar uma série de procedimentos caseiros para diminuir o acúmulo de resíduos na boca e evitar que a doença avance. Você se anima a conhecer mais a respeito?

O melhor a fazer é mudar a maneira como você escova normalmente os seus dentes. A maioria das pessoas, quando escova os dentes, sempre o faz de forma horizontal e da esquerda para a direita, mas muitos não sabem que, ao escovar os dentes assim, podemos aumentar a sensibilidade e possivelmente causar má oclusão dentária.

Devemos escovar nossos dentes de maneira vertical, primeiro a parte de cima e depois a parte de baixo, e os molares de forma circular, terminando sempre a higiene bucal com o fio dental para eliminar os possíveis resíduos que se encontram nos espaços pouco acessíveis. Quando terminar, use um enxaguante bucal e enxágue a escova de dentes para limpá-la de resíduos que possam ter fiado presos nela.

Nota: troque de escova de dentes pelo menos quatro vezes ao ano e utilize uma pasta de dentes que contenha flúor.

Mude a sua alimentação

Manter uma dieta equilibrada é o melhor que podemos fazer para fortalecer a saúde dos dentes. Trate de não consumir açúcar e carboidratos refinados, bebidas que sejam escuras e que contenham gás e, se o fizer, tente usar um canudo para reduzir o contato direto delas com os dentes. Não consuma muitos alimentos com farinhas e aglutinantes, e se os ingerir, não se esqueça de escovar os dentes logo depois, para evitar doenças ou infecções bacterianas.

Como posso complementar a minha saúde bucal?

Os remédios caseiros, muitas vezes, podem ser bastante efetivos quando se trata de combater este tipo de condição bucal, como a placa bacteriana, mas é importante não se exceder nas quantidades para que eles não acabem por deixar mais vulnerável a saúde dos dentes em vez de melhorá-la. Alguns dos remédios caseiros que são utilizados para combater a placa e melhorar a saúde dental são os seguintes:

Chiclete

Para algumas pessoas esta recomendação pode parecer estranha, mas um estudo recente demonstrou que o chiclete sem açúcar ajuda a diminuir a produção de placa em nossos dentes. Basta mascar um chiclete depois das refeições para que os resíduos de alimentos que se encontram alojados em nossos dentes se liberem facilmente, para que posteriormente possamos terminar de retirá-los com a escovação.

Bicarbonato de sódio

Quando for escovar os dentes, acrescente um pouco  de bicarbonato de sódio no creme dental (muito pouco). O bicarbonato de sódio dissolve todos os resíduos dos dentes, e além disso, ajuda com o branqueamento dos mesmos de maneira significativa. Você pode fazer isso uma vez por semana antes de dormir, mas lembre-se de que a quantidade de bicarbonato utilizada não deve ser exagerada, assim como a frequência da sua aplicação.

Limão

O suco de limão é perfeito para combater a placa e também para tirar o tártaro dos dentes. A acidez do limão contém propriedades abrasivas que limpam nossa boca em profundidade. Além disso, ele também proporciona brilho, elimina o mau hálito e pode branquear os dentes. Basta usá-lo para escovar os dentes uma vez por semana, diminuindo assim a formação de placa bacteriana aos poucos, sem chegar a aplicá-lo exageradamente, já que assim ele poderia causar o efeito contrário ao que queremos em nossos dentes.

Lembre-se!

Existem poucos métodos e remédios caseiros para limpar, branquear e evitar doenças que prejudiquem a nossa saúde bucal. O melhor que podemos fazer para ter os dentes saudáveis é programar uma visita ao dentista a cada seis meses. Afinal, não há nada melhor do que uma limpeza profissional para eliminar por completo estas condições tão incômodas e problemáticas, como é o caso da placa bacteriana.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário