quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dicas para manter os rins e a bexiga livres de toxinas (Melhor com Saúde)


Dispor de rins saudáveis e limpos de toxinas é um segredo essencial para nossa saúde geral. E, se além disso, conseguimos cuidar de nossa bexiga, evitamos as clássicas e incômodas infecções. Quer conhecer dicas que ajudarão a proteger órgãos tão importantes de toxinas? Então confira em nosso artigo!

Dicas para eliminar toxinas dos rins e da bexiga

Sem dúvida você já ouviu falar em muitas ocasiões da necessidade de depurar o organismo de elementos que comumente são chamados de toxinas. Mas, o que realmente são essas toxinas? Essas substâncias são, basicamente, elementos presentes em nosso sangue que chegam a ele através dos rejeitos alimentares que não nos servem de nada, elementos nocivos que entram em nosso corpo através da contaminação, da alimentação e, em algumas ocasiões, são também restos de medicamentos que costumamos tomar. Nossas células também produzem rejeitos que devem ser eliminados, como metais ou os cristais de ácido úrico.

Tanto o fígado quanto o sistema linfático realizam a tarefa de depurar o sangue, além dos rins que são os que se ocupam das seguintes tarefas:

- Regular os níveis de sódio, fósforo e potássio para que depois voltem novamente ao sangue de forma equilibrada.

- Regular hormônios importantes: eritropoetina, renina e calcitriol (vitamina D).

- Regular o equilíbrio ácido-base (pH) do organismo.

- Regular a pressão sanguínea.

Assim, é fundamental que eliminemos todas essas toxinas, pois armazená-las no corpo pode trazer consequências pouco saudáveis tais como:

- Cansaço

- Retenção de líquidos

- Mal-estar geral

- Desgaste dos tecidos: muitas células morrem diariamente

- Infecções

- Problemas em vários órgãos, pois o excesso de toxinas dificulta que cada um desempenhe suas funções

- Febre

- Perda das defesas e fragilidade do sistema imunológico

Então, o que podemos fazer para depurar as toxinas diariamente e melhorar assim o funcionamento dos rins e a saúde da bexiga? Tome nota:

1. Suco de mirtilo

O mirtilo é um excelente protetor para a bexiga, pois evita infecções e mantém o equilíbrio natural evitando que elementos nocivos sejam armazenados. Além disso, faz com que a urina fique mais pura, com menores teores de metais pesados, que são capazes de danificar os rins. É um tesouro natural de antioxidantes que devemos incluir em nossa alimentação diária.

2. Suco de maçã

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que esse suco de maçã deverá ser sempre natural e jamais industrializado como aqueles encontrados em supermercados. O ideal seria preparar um suco de maçã verde diariamente, incluindo também sua casca. Essa é uma fruta para limpar o fígado e os rins, pois tem um teor natural de antioxidantes que regulam bem o nível de açúcar no organismo.

3. Suco de cenoura e uva

Atreva-se a combinar esses dois ingredientes! As incríveis propriedades da uva já são conhecidas. É cheia de antioxidantes, vitaminas e minerais, componentes ideais para depurar os rins e proteger a bexiga. Quando combinados com a cenoura se convertem em um remédio perfeito para limpar o organismo de toxinas. Perfeito se prepararmos à noite, para tomar no jantar.

4. As melhores verduras

Não deixe de tomar nota das verduras mais adequadas para limpar os rins e a bexiga. São alimentos muito saudáveis com os quais podemos preparar inúmeros pratos. Lembre-se sempre de que devem ser frescos. Eles são aspargos, beterraba, alcachofra, salsão e espinafre, verduras diuréticas que fazem urinar mais vezes e, com isso, depuram o corpo de toxinas.

5. As plantas naturais mais benéficas

Existem inúmeras plantas medicinais que cairão muito bem para cuidar dos rins. É muito adequado consumir infusões dessas plantas pela manhã ou no meio da tarde. Mas de quais plantas tão benéficas para depurar toxinas estamos falando? O dente-de-leão e a salsa.

Para que sejam mais efetivas podemos, por exemplo, preparar uma decocção de um molho de salsa em um litro de água. O sabor é muito forte, porém, vale a pena beber ao longo de todo o dia. Se fizermos isso uma vez por semana, será muito útil para depurar as toxinas.

Em quanto ao dente-de-leão, o mais adequado é consumir sua infusão depois de cada refeição porque também atuará como um grande digestivo.

Para concluir, essas dicas simples serão muito úteis, mas lembre-se sempre de manter uma alimentação equilibrada, onde não haja abuso de gorduras ou de alimentos processados, como é o caso das farinhas refinadas. Limite o uso de açúcar e o sal, porque são grandes inimigos dos rins e aproveite os benefícios dessa mudança de hábitos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário