quarta-feira, 8 de abril de 2015

Batata doce: um carboidrato especial (MGT Nutri)


Muitas dietas da moda erroneamente pregam a retirada dos carboidratos da alimentação, para que se possa emagrecer de forma mais rápida. Entretanto, os carboidratos são os nutrientes responsáveis por fornecer energia ao corpo e, portanto, não devem ser eliminados da dieta, especialmente para pessoas praticamente de atividade física. Logo, se a ideia é eliminar peso, a atitude correta é selecionar muito bem os alimentos, investindo em boas fontes de "carboidratos do bem", como é o caso da batata doce.

Principais nutrientes da batata doce

Existem diversas variedades da batata doce, as quais se distinguem pelo tamanho, forma, sabor, textura e cor do tubérculo, sendo as mais comuns de cor branca, creme, amarela, laranja e roxa. Sempre ricas em:

1. Vitamina A - importante para a saúde da pele e dos olhos e fundamental no combate às infecções e antioxidante;

2. Vitamina B1 (tiamina) - atua no metabolismo dos açúcares, sendo muito importante para a contração muscular e o bom funcionamento do coração;

3. Vitamina B2 (riboflavina) - desempenha um papel importante no metabolismo energético e como protetor das bainhas de mielina (que revestem os nervos), sendo fundamental para a saúde do sistema nervoso, da boca e dos olhos:

4. Vitamina C (ácido ascórbico) - fortalece a imunidade, atua na cicatrização de feridas e formação do cólageno, é antioxidante;

5. Fósforo - importante na formação e manutenção de ossos e dentes, para a boa disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas;

6. Ferro - essencial para a imunidade, respiração e vitalidade;

7. Cálcio - importante para a formação e manutenção dos ossos e para a comunicação celular;

8. Antocianinas (em maior quantidade nas batatas doces mais escuras, as roxas) - substâncias fitoquímicas ativas no combate ao câncer e com uma ação antioxidante superior às das vitaminas C e E;

9. Fibras - promovem saciedade e "atraem" os sais biliares e as moléculas de glicose, auxiliando no controle dos índices do "mau colesterol" e da glicemia:

10. Amido resistente - apesar de ser um carboidrato, comporta-se como se fosse uma fibra solúvel: não é digerido pelo trato gastrointestinal e quando alcança o intestino grosso (cólon) sofre fermentação pela flora bacteriana local, contribuindo para a saúde do cólon (alimenta os micro organismos "do bem") e inibe a formação de células cancerígenas.

O que torna a batata doce um carboidrato especial

A batata doce é composta por carboidratos complexos, ricos em fibras e amido resistente e de baixo índice glicêmico, o que torna sua absorção mais lenta, pela corrente sanguínea. Isto é, a liberação de glicose na corrente sanguínea, se dá aos poucos, sem grandes estímulos para que o pâncreas secrete insulina: hormônio responsável pelo aumento da sensação de fome e pelo acúmulo de gorduras no corpo.

Graças ao seu baixo índice glicêmico, a energia contida na batata doce é liberada gradualmente no organismo, mantendo por maior tempo a sensação de saciedade. Além disso, a liberação gradual dessa energia não ocasiona picos de insulina como acontece, quando há consumo de carboidratos simples (bala, doces, chocolates comuns e guloseimas em geral) ou de carboidratos complexos com alto índice glicêmico (batata inglesa, pães, bolachas, biscoitos, bolos e massas em geral).

Principais benefícios da batata doce para a saúde

1. Fornecer energia a partir de carboidratos saudáveis;

2. Auxiliar no controle glicêmico e do diabetes mellitus, pelo baixo índice glicêmico, riqueza em fibras e amido resistente;

3. Auxiliar em dietas para emagrecimento, por diminuir o apetite, ao conferir saciedade, graças a sua riqueza em fibras;

4. Ser uma aliada para atletas e esportistas, por fornecer energia de forma lenta e contínua para os treinos, auxiliando no ganho da massa muscular e favorecendo o rendimento.

Dica

Incluir a batata doce em seu cardápio, especialmente agora no outono, preparando-a de formas variadas: cozida, assada, purês e cremes ou como ingrediente de sopas, assados, ensopados e pratos diversos.

Maria das Graças Teixeira
Química e Nutricionista Clínica Funcional
Diretora da MGT Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário