terça-feira, 28 de abril de 2015

Por que dormimos mal? Nossos antepassados podem ter a resposta (Melhor com Saúde)


São muitas as pessoas que acordam no meio da noite e têm dificuldade para voltar a pegar no sono. Às vezes, perdemos preciosas horas acordados, e só conseguimos dormir novamente quando já está quase na hora de acordar.

Ouvimos a vida inteira que devemos dormir cerca de 8 horas por dia para que nosso organismo possa funcionar de forma adequada, e por isso ficamos preocupados quando sofremos com este tipo de insônia. No entanto, uma linha de investigação diferente apresenta alguns estudos falando que, na verdade, dormir 8 horas seguidas durante a noite não é necessário. Parece difícil de acreditar, não é mesmo? Mas a resposta para esta questão pode estar no comportamento dos nossos antepassados.

Como dormiam os nossos antepassados?

Na antiguidade, principalmente durante o inverno, a escuridão da noite durava cerca de 14 horas. Se energia elétrica ou tecnologia, as pessoas não tinham como se distrair e acabavam dormindo muito cedo, já que sua única atividade durante a noite era olhar as velas queimarem.

No entanto, era comum que as pessoas dividissem o sono em dois blocos, com duração de 4 horas cada um. Entre os dois, elas acordavam naturalmente, e mantinham-se ativas durante 1 ou 2 horas.

Esse período era usado para ler, rezar, realizar práticas espirituais, refletir, meditar e até conversar com os familiares e os vizinhos. Depois de aproximadamente duas horas, todos voltavam a dormir por mais 4 horas.

Estudos sobre o tema

Roger Ekirch, um especialista do sono da Virginia Tech University, nos Estados Unidos, afirma que o padrão dominante de sono para os seres humanos é bifásico, ou seja, em dois blocos diferentes. Inclusive, em inúmeros documentos e na literatura do período anterior à Revolução Industrial, são encontradas menções ao "primeiro sono" ou "sono profundo" e "segundo sono" ou "sono da manhã".

Com o tempo, essas nomenclaturas foram se perdendo. Com a chegada da luz e da energia elétrica, ficamos mais produtivos durante a noite, mesmo quando estava escuro, e começamos a alterar o nosso padrão de sono, transformando-o em apenas um longo período de 8 horas, sem interrupções. No entanto, essa pode não ser a maneira mais natural de dormir.

Na década de 90, um pesquisador do sono chamado Thomas Wehr realizou um estudo interessante sobre esse tema, para entender se o comportamento dos seres humanos de hoje seria afetado também pelas noites totalmente escuras.

Os participantes do estudo foram submetidos a dias com 10 horas de luz e noites com 14 horas de escuridão. Após um curto período de tempo, eles gradativamente começaram a alterar a rotina de sono de forma natural, passando a dormir em dois blocos de quatro horas com um intervalo de algumas horas entre eles, exatamente como nossos antepassados faziam.

Com isso, podemos concluir que dormir de forma bifásica é o padrão de sono mais natural para os seres humanos, e pode inclusive ser benéfico ao invés de prejudicial, como imaginávamos durante todos esses anos.

O sono na atualidade

Levando em conta tudo que foi descoberto sobre este tema, o ato de acordar durante a noite e não conseguir dormir durante algumas horas não seria, portanto, caracterizado como insônia, mas sim o padrão normal de sono que herdamos de nossos antepassados.

Walter Brown, psiquiatra da Brown Medical School, nos Estados Unidos, afirma que o melhor caminho para quem sofre com a insônia seria entender este comportamento como algo normal e inerente ao ser humano. Se pararmos de ver o fato de acordar no meio da noite como problemático, podemos inclusive utilizar esse tempo para fazer algo útil, e pegar no sono com mais facilidade após algumas horas.

No entanto, é importante lembrar que na antiguidade as pessoas iam dormir muito mais cedo do que hoje em dia. Se formos tentar dormir à meia noite, ainda olhando o celular, por exemplo, não teremos tempo para dormir dois blocos de 4 horas cada um com uma pausa de 2 horas no meio, já que poucos de nós têm o privilégio de poder acordar às 10 horas da manhã.

Dessa forma, se você sofrer de insônia, a melhor opção seria tentar dormir cedo. Assim, seria possível aproveitar as horas acordadas durante a madrugada e dormir novamente até de manhã. Ainda que possa soar estranho e diferente, alguns já defendem que essa seria a maneira "normal" de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário