A revista Mente e Cérebro elaborou cartazes simples e precisos para explicar os estágios do esgotamento profissional, quando a pessoa vai perdendo produtividade por causa do cansaço mental.
1. Necessidade de autoafirmação
Desejo de fazer tudo de forma perfeita, medo excessivo de errar ou ambição exagerada na profissão levam à compulsão por desempenho.
2. Dedicação intensificada
Para fazer jus às expectativas desmedidas, a pessoa intensifica a dedicação e passa a fazer tudo sozinha.
3. Descaso com as próprias necessidades
A vida profissional ocupa quase todo o tempo. A renúncia ao lazer e ao descanso é vista como ato de heroísmo.
4. Evitação de conflitos
A pessoa percebe algo errado, mas não enfrenta a situação temendo deflagrar uma crise. Surgem os primeiros problemas físicos.
5. Reintegração dos valores
Isolamento e negação das próprias necessidades modificam a percepção. Amigos e passatempos são desvalorizados. Autoestima é medida pelo trabalho.
6. Negação de problemas
O profissional torna-se intolerante, julga os outros incapazes, exigentes demais ou indisciplinados.
7. Recolhimento
A pessoa se afasta dos outros, parece irritada e sem ânimo. No trabalho, limita-se ao estritamente necessário. Muitos recorrem ao abuso de álcool ou às drogas.
8. Mudanças evidentes de comportamento
Quem era tão dedicado e ativo revela-se amedrontado, tímido e apático. Atribui a culpa ao mundo, mas sente-se cada vez mais inútil.
9. Despersonalização
Desvaloriza a todos e a si próprio, relega necessidades pessoais. Deixa de fazer planos, só pensa no presente e a vida limita-se ao funcionamento mecânico.
10. Vazio interior
Sensação de vazio interno é cada vez mais forte. Excede-se na vida sexual, na alimentação e no consumo de drogas e álcool.
11. Depressão
Indiferença, desesperança e exaustão. Sintomas dos estados depressivos podem se manifestar, desde a agitação até a apatia. A vida perde o sentido.
12. Síndrome do esgotamento profissional
Total colapso físico e psíquico, pensamentos suicidas. É urgente recorrer a ajuda médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário