segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tudo o que você precisa saber sobre orgânicos


São saudáveis, sem dúvida. Mais saborosos até. Mas ainda existem algumas dúvidas em torno dos benefícios desses produtos que desvendamos aqui para você.

Há mais um menos 20 anos, começou a pipocar nos supermercados uma nova categoria: os tais orgânicos, que, na época, ninguém sabia muito bem o que eram. Hoje, eles já encontraram seu espaço, graças a uma preocupação cada vez maior das pessoas com alimentação e qualidade de vida. Atualmente, nos diferenciamos por oferecer uma grande variedade de orgânicos - mais de 600 itens ao todo - não só no setor de frutas, legumes e hortaliças como também em carnes, bebidas e mercearia.

Por definição, esse  tipo de alimento é livre de agentes químicos. As frutas e hortaliças são cultivadas sem qualquer tipo de fertilizante ou pesticida sintéticos. Já o gado e as galinhas são alimentados apenas com produtos naturais: grama e grãos também orgânicos para os primeiros e milho ou ração sem fertilizante para o segundo grupo. Antibióticos e outros medicamentos alopáticos para tratar doenças dos animais são proibidos. Usam-se apenas homeopáticos e fitoterápicos, ou seja, remédios feitos de plantas.

Essa é a explicação básica, mas a discussão vai muito além. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre esse assunto para não ficar na dúvida na hora de escolher o que vai comprar.

Todo alimento orgânico vendido no supermercado tem de ser certificado

Verdade 

Para fornecer a grandes estabelecimentos comerciais, o produtor precisa se cadastrar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fará a verificação da origem do produto. Todo item denominado orgânico deve ter um selo no rótulo, seja nacional, seja estrangeiro. Se não houver, desconfie. Caso seja vendido a granel, deve estar identificado por outros meios, como cartazes. Há também institutos que fazem a certificação, como o IBD Certificações, que trabalha segundo critérios do Mercado Comum Europeu. Os produtos que vendem diretamente ao consumidor, por meio de feirinhas, por exemplo, não precisam exibir selo. Mas ainda assim devem registrar-se no Ministério, que expede uma Declaração de Cadastro.

Apenas frutas e hortaliças são orgânicas

Mito

No começo, esses alimentos reinavam quase sozinhos na prateleira. Mas hoje há uma variedade muito maior, inclusive de industrializados - com energéticos, macarrão instantâneo, bala, óleo de soja. As opções vão além dos alimentos, embora seja bem menos comum encontrá-las. As roupas confeccionadas com tecidos à base de algodão orgânico costumam fazer sucesso. Esse tipo de algodão é produzido sem o uso de agrotóxicos. E não é só isso: os pigmentos também são mais suaves, o que, segundo alguns fabricantes, diminuiria a chance de alergia. Os cosméticos são outra seara fértil para atrair os consumidores que buscam produtos livres de aditivos químicos, já que quem se preocupa com a pele e os cabelos leva em conta as qualidades de pureza dos ingredientes.

Frutas e hortaliças orgânicas são sempre mais feinhas

Mito

No início da comercialização, a pera era pequenininha, cheia de manchas, o tomate parecia ter sido colhido do pé antes de  ter forças para crescer, as folhas de alface eram mirradinhas e não tinham nada da aparência crocante da chamada alface americana. Hoje é praticamente impossível diferenciar um do outro só no olho.

Os orgânicos fazem bem para a saúde

Verdade

De modo geral, pode-se dizer que trazem vantagens para o organismo, pois não há acúmulo de agrotóxicos. Os estudos são específicos para alguns tipos de alimento. Por exemplo, de acordo com um trabalho realizado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, o leite orgânico é mais saudável que o convencional, uma vez que não se encontraram resíduos químicos de qualquer espécie em sua composição. Contudo também não dá para pensar que todo alimento exposto ao agrotóxico ou outra substância química faça mal. Essas substâncias evoluíram bastante, seu tempo de atuação sobre a planta é muito menor e também os rastros que deixam nela.

Os orgânicos são especialmente importantes para crianças

Verdade

Os agrotóxicos são cerca de dez vezes mais nocivos para o organismo infantil, de acordo com um relatório divulgado pela Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Isso porque, entre 1 e 5 anos, as crianças ingerem de uma a quatro vezes mais comida em relação ao tamanho do corpo que um adulto. Agrotóxicos e fertilizantes vão nesse pacote, seguindo a mesma proporção.

Orgânicos têm mais nutrientes

Mito

Não há pesquisas definitivas que garantam isso. Existem pesquisas isoladas que ora destacam a teoria da superioridade dos orgânicos, ora derrubam essa tese. Segundo um artigo publicado em julho de 2014 no British Journal of Nutrition, por exemplo, as culturas orgânicas contêm uma concentração maior de antioxidantes, substâncias que reduzem o envelhecimento e contribuem para o bom funcionamento do organismo de modo geral. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de revisar 343 estudos sobre o assunto. Esse estudo vai ao encontro de outros que mostram que os orgânicos não apresentam vantagens com relação aos grandes grupos nutricionais (proteínas, gorduras e carboidratos), mas sim quando se trata de micronutrientes, como antioxidantes. Quanto ao sabor, parece que realmente levam vantagem. Como crescem mais lentamente e são menores, os açúcares e outras substâncias saborosas ficam mais concentrados.

Orgânicos são sempre mais caros

Mito

No início da comercialização, era sempre verdade. A produção, por ser em menor escala, custava mais. Além disso, muito do produto era perdido no transporte e no armazenamento. Mas as coisas evoluíram. A procura, aliada a um crescimento da escala, tem permitido baratear preços e agora é possível encontrar itens com preços iguais (ou até mesmo inferiores) aos convencionais, caso de folhagens ou palmito, por exemplo.

Suco orgânico de frutas amarelas

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

700 ml de suco de laranja orgânico Taeq
1 maracujá azedo orgânico Taeq [reservar 1/4 de xícara (chá) da polpa do maracujá com sementes]
1 xícara (chá) de manga orgânica Taeq cortada em cubos
2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano orgânico Taeq
Folhas de hortelã orgânica Taeq para decorar
Gelo a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata o suco de laranja, o maracujá, a manga e o suco de limão. Coe, distribua em copos com gelo e decore com folhas de hortelã e rodelas de laranja. Sirva em seguida.




(texto publicado no jornal Pitadas etc - Pão de Açúcar - abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário