quinta-feira, 9 de abril de 2015

Você gosta de cachorro quente? Sabe o que está comendo? (Melhor com Saúde)


O cachorro quente ou hot dog é um "alimento" muito popular em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde as pessoas comem uma média de 50 por ano. Todos sabemos que esta comida não é exatamente a mais recomendada, já que, além de não oferecer os nutrientes necessários para o nosso corpo, contém uma grande quantidade de componentes que podem afetar a saúde.

No entanto, durante décadas os hot dogs se popularizaram como uma comida alternativa, que muitos incluem com frequência na dieta por serem econômicos e deliciosos. Certamente consumir um cachorro quente de vez em quando não irá prejudicar a saúde de quem o come, mas um estudo recente garante que o consumo diário deste alimento aumenta o risco de ter câncer em 21%, a ponto de ser comparado com o risco do tabaco.

O Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável (The Physicians Committee for Responsible Medicine) em Washington, DC, promove a medicina preventiva e uma dieta vegetariana como bases em um estilo de vida mais saudável. O grupo de médicos considera que os fabricantes de cachorro quente deveriam incluir uma advertência para os consumidores, assim como os cigarros, explicando que o consumo frequente de carnes processadas aumenta o risco de desenvolver câncer colorretal, hipertensão, obesidade e doenças cardíacas.

Os estudos revelam os perigos de comer cachorro quente

O Instituto Americano para investigação do câncer (AICR, na sigla em inglês) revelou em 2009 um informativo importante, após reunir os dados de mais de 7000 estudos científicos sobre as salsichas para hot dogs e o risco que ela têm com relação ao câncer. O AICR concluiu que, para cada 50 gramas de carne processada que se consome diariamente, o risco de câncer colorretal aumenta em 21%. No entanto, as advertências de saúde quase não são levadas em consideração, já que o consumo deste alimento parece não parar.

Estudos posteriores quantificaram o dano e o perigo de consumir cachorro quente diariamente e determinaram que, de 143 mil afetados anualmente, morrem 53 mil. Não é suficiente para ficarmos preocupados?

Ainda que os defensores desta comida assegurem que as cifras são muito exageradas e que é ridículo comparar os perigos do hot dog com o cigarro, o certo é que os estudos puderam sustentar que os componentes das salsichas do cachorro quente têm efeitos negativos graves para a saúde, que podem se desencadear facilmente quando se consome diariamente este produto.

Você sabe o que está comendo quando desfruta de um cachorro quente?

Alguns estudos sugerem que os efeitos cancerígenos dos hot dogs se devem ao conteúdo de nitratos e nitritos das salsichas, mas, além disso, outros fatores também influenciam em seu processo de fabricação.

Para nos oferecer esta deliciosa salsicha que tanto nos agrada comer e que sempre parece tão fresca nos refrigeradores, os fabricantes agregam a elas uma quantidade quantidade de substâncias químicas que muitos de nós ignoram e que são os principais causadores de problemas de saúde. Mas, além dessas substâncias, que melhoram consideravelmente o sabor deste "alimento", o risco para a saúde se deve à baixa qualidade de fabricação deste produto, já que em sua maioria,  para não dizer todas, as fábricas utilizam carnes e subprodutos de carnes provenientes da Operação de Alimentação de Animais Confinados (CAFO, na sigla em inglês), onde os animais vivem e são torturados em baixas condições de salubridade, super lotação e condições anti-higiênicas.

O objetivo destas empresas é obter como resultado um "alimento" muito barato, mas não de qualidade. No processo de fabricação das salsichas são utilizadas pequenas quantidades de carne de qualidade e, em seu lugar, são processados o que muitos consideram resíduos descartáveis, como cartilagens, gordura e vísceras. Além disso, a exposição a altas temperaturas e bactérias, o alto conteúdo de sódio, seus recheios, saborizantes e conservantes, convertem este produto em um verdadeiro inimigo da saúde.

Muitos ainda desconhecem os múltiplos riscos de consumir cachorro quente com frequência, pois a publicidade e o mercado conseguiram cegar o consumidor fazendo-o acreditar que não acontece nada se consumir este "alimento" frequentemente. Por outro lado, alguns fabricantes de hot dogs já começaram a compartilhar os riscos de consumir com frequência esta comida, mas, ao mesmo tempo, seguem com estratégias publicitárias para chegar ao consumidor e criar uma espécie de vício que dificilmente conseguirá largar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário