terça-feira, 14 de abril de 2015

Chá para todas as horas- Eliana Relvas


Apesar de os ingleses tomarem a bebida tradicionalmente às 5 da tarde, ela vai bem a qualquer hora, inclusive com as refeições. A especialista em chás e cafés Eliana Relvas, aqui no Pão de Açúcar, ensina como aproveitar ao máximo o sabor e o aroma de cada tipo.

Por que as pessoas se acostumaram a tomar o chá apenas de manhã ou à tarde?

Os europeus têm esse hábito, associam a bebida quente ao desjejum ou ao lanche da tarde principalmente por causa do frio. Tomá-lo quentinho ajuda a aquecer o corpo no início ou no final do dia. Nós herdamos esse costume dos portugueses. Mas na Ásia, onde estão os principais países consumidores mundiais, o chá é tomado a todo momento, inclusive durante as refeições.

O chá pode ser bom acompanhamento para as refeições?

Com certeza. Os brasileiros estão se habituando a tomar chá no almoço ou no jantar. Só que, ao contrário dos países asiáticos, a preferência aqui é pelo consumo frio. Os chás prontos, em lata, garrafas ou embalagem Tetra Pak, muitas vezes podem substituir a água, o suco ou refrigerantes. As combinações variam de acordo com o gosto. "Na minha opinião, o mate vai muito bem com arroz e feijão. O chá preto combina com costelinha de porco e batata frita", comenta Eliana.

Há diferenças no preparo do chá frio e do quente?

O princípio é o mesmo: você aquece a água, coloca a folha, a flor, a raiz ou o que escolher. Depois de alguns minutos, coa ou retira o sachê. Mas as misturas devem ser diferentes. Qualquer alimento quente tem um sabor mais acentuado. Você já percebeu que um sorvete derretido é muito mais doce do que quando está congelado? Da mesma forma, seja qual for o ingrediente escolhido, ele ficará mais aromático quando aquecido. Por isso, se a ideia for tomar o chá gelado, depois de pronto, vale acrescentar algumas especiarias de sabor mais acentuado, como gengibre, anis, cardamomo ou cravo. O chá frio pode ser incrementado também com pedaços de frutas e até compota. No caso dessa última, se você colocar um pouco de calda, terá uma bebida mais docinha.

Qual a diferença entre chá e infusão?

Tecnicamente, só pode ser chamada de chá a bebida preparada com a planta Camellia sinensis. Existe a variação branca, verde e preta. A branca é produzida com uma película que se forma sobre a folha e é bastante suave. A verde passa por um processo de fermentação leve, chamado vaporização. Por isso fica um pouco amarga. Já a preta sofre um processo de fermentação mais longo e tem um sabor bem mais acentuado. Todas as bebidas chamadas de chá preparadas com um ou mais ingredientes são, na verdade, infusões.

Como fazer um chá perfeito?

Primeiro, é importante usar água mineral, que é mais pura e totalmente isenta de sabor. Depois, é preciso cuidado com a temperatura. O chá preto deve ser feito assim que o líquido entrar em ebulição. Já os demais pedem uma temperatura inferior, antes da fervura. Quando começar a formar bolhinhas na borda da chaleira, já pode desligar e aí, sim, é que o sachê ou as folhas, flores ou raízes devem ser acrescentados. Depois, basta tampar por dois a três minutos e a bebida está pronta, com todo seu aroma preservado. Para usufruir integralmente do sabor, o ideal é não adoçar ou colocar pouco açúcar.

Que benefícios o consumo traz?

O chá, quando preparado com paciência e tomado calmamente, ajuda a baixar a ansiedade e alguns auxiliam a digestão. É um ritual que combina perfeitamente com a tendência do movimento Slow, que abrange todas as áreas da vida e vai contra a aceleração diária e o costume de fazermos tudo ao mesmo tempo.

Devagar e com qualidade

Quando você pensa em boa comida se lembra de qual país? Para muitos a resposta é a Itália, e foi lá que surgiu o movimento Slow Food. Na década de 1980, o italiano Carlo Petrini fundou uma organização que combate os fast-foods. O movimento se espalhou por vários países, inclusive o Brasil. A ideia é que a comida não serve apenas para matar a fome ou fornecer nutrientes, mas também para dar prazer. Por isso, tem de ser feita com ingredientes de qualidade e degustada com calma. Defende ainda que a refeição é ligada a outros aspectos da vida, como cultura, agricultura e ambiente. Por meio das escolhas, as pessoas podem influenciar como o alimento é cultivado, produzido e distribuído.

Receitas

Earl Grey com capim-cidreira fresco e limão-siciliano

Ingredientes

1 sachê de chá preto Earl Grey Casino
1 ramo de capim-cidreira fresco
1 rodela de limão-siciliano
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água até começar a fazer bolhinhas e desligue. Coloque o sachê e espere 3 minutos. Tire e deixe esfriar. Quando estiver frio, coloque o capim-cidreira amassado, a rodela de limão e o gelo. Sirva.

Camomila com gengibre fresco e compota de goiaba

Ingredientes

1 colher (sopa) de camomila fresca ou 1 sachê
3 g de gengibre fresco cortado em lascas de 1 mm
1 goiaba em calda cortada em pedaços 
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água e desligue. Coloque 1 sachê ou 1 colher (sopa) de camomila em um infusor e mergulhe na água, juntamente com o gengibre picadinho. Mantenha por 3 minutos. Tire o sachê ou o infusor, o gengibre e deixe esfriar. Quando estiver frio, ponha a compota e as pedras de gelo. Sirva.

Chá verde com hortelã e pedaços de abacaxi

Ingredientes

1 sachê de chá verde
1 ramo de hortelã fresca
50 g de abacaxi em pedaços
Cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

Aqueça 250 ml de água e desligue. Coloque o sachê e mantenha por 3 minutos. Retire e deixe esfriar. Quando estiver frio, bata a hortelã e o abacaxi. Sirva com o gelo.



(texto publicado no jornal Pitadas etc - Pão de Açúcar - abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário