terça-feira, 28 de abril de 2015

Está triste? Coloque em prática estes 8 conselhos (Melhor com Saúde)


É perfeitamente normal nos sentirmos tristes em um momento ou em outro. Afinal, é impossível ser feliz o tempo todo, já que todos nós temos que lidar com diferentes tipos de problemas em nossas vidas.

No entanto, quando a sensação de tristeza nos invade, precisamos aprender a lidar com ela da melhor forma possível. Caso contrário, dependendo do que nos deixou triste, podemos ser inundados por pensamentos negativos que podem inclusive nos levar à depressão.

Neste artigo, iremos dar alguns conselhos para lidar com a tristeza. Ainda que eles não sejam capazes de acabar com os nossos problemas, podem nos ajudar a quebrar a corrente de negatividade e sensações ruins que nos deixam deprimidos.

1. Entenda o seu ciclo emocional

A vida é uma verdadeira montanha-russa emocional. Há dias em que acordamos super dispostos e confiantes, como se pudéssemos conquistar o mundo. No entanto, também há dias em que não queremos nem levantar da cama.

Precisamos entender que esse tipo de comportamento é normal, e todos nós passamos por ciclos emocionais que vêm e vão. Isso ocorre principalmente com as mulheres, devido aos hormônios associados ao ciclo menstrual. Por isso, se você estiver triste, sem um motivo aparente, saiba que essa sensação logo irá embora.

2. Passe seu tempo com pessoas positivas

As pessoas com as quais você interage possuem uma influência enorme em seu estado de ânimo. Pensamentos positivos e negativos são contagiosos, por isso, se você se cercar de pessoas negativas, é normal que, com o tempo, comece a se sentir assim também.

Ao invés disso, passe seu tempo com pessoas positivas, daquelas que têm sempre um sorriso no rosto. Converse com elas e tente entender a forma como veem o mundo. Assim, você pode se contagiar com a energia positiva dessas pessoas e afastar a tristeza.

3. Reflita sobre seus sucessos do passado

Quando estamos em meio de um momento triste ou de um fracasso, é difícil refletir sobre os sucessos que já alcançamos na vida. Se você estiver triste, tente fazer esse exercício. Lembre-se de tudo que você já conquistou, pense nas suas forças e no quanto você ainda pode alcançar. Assim, podemos aumentar nossa autoconfiança, importante para nos livrarmos da tristeza.

4. Seja grato

Todos temos problemas, mas todos temos também vários motivos para sermos gratos. Temos a mania de nos compararmos aos outros, e de somente achar que estamos bem se estivermos melhor do que alguém. Precisamos parar com esse comportamento e agradecer pelo que temos, mesmo que pareça pouco.

5. Durma bem

O sono possui um impacto significativo em nosso estado de ânimo. Noites mal dormidas não nos deixam somente sem energia e disposição, elas também podem afetar nosso humor. O cansaço pode agravar a sensação de tristeza e não adianta achar que podemos recuperar as horas de sono perdidas durante o final de semana, pois nosso organismo não funciona dessa forma.

Por isso, tente deitar cedo e dormir cerca de 8 horas por noite. Com mais disposição, fica muito mais fácil combater a tristeza.

6. Movimente-se

Praticar atividade física pode ser a última coisa que algumas pessoas pensam em fazer quando estão tristes, mas os exercícios podem ser ótimos aliados para nos deixar mais animados. Eles provocam a liberação de endorfina, o hormônio do bem estar, que faz com que nos sintamos mais leves e felizes.

Não importa a atividade escolhida, o que importa é movimentar o corpo. Pode ser uma caminhada ao ar livre, uma aula de dança, ir à academia, o que for da sua preferência.

7. Pare de pensar no que lhe incomoda

Não adianta nada ficar remoendo o que aconteceu ou pensando em como tudo poderia ter sido diferente. Seja lá qual for o motivo da tristeza, o que passou já está no passado, e infelizmente, não vai mudar.

Pare de pensar ininterruptamente no que lhe incomoda e faça algo para se distrair. Você pode ler um livro feliz, ver um filme de comédia do qual você goste ou sair para conversar com os amigos. Qualquer coisa que tire da sua mente o motivo da sua tristeza.

8. Quebre a rotina

Fazer a mesma coisa monótona todos os dias pode tornar mais difícil lidar com a tristeza. Tente quebrar a rotina e mudar de cenário, pelo menor por um dia. Experimente fazer algo novo que você não faria normalmente. Além de se distrair e de se esquecer dos problemas, você pode até descobrir algo novo sobre si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário