quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pontadas no peito ao respirar: quais são as causas? (Melhor com Saúde)


Pontadas ao respirar... Algumas pessoas descrevem como pontadas de agulhas no peito que, por um momento, atrapalham até a respiração. Por que isso acontece? É sintoma de algo grave? Quando isso ocorre primeiramente, sem dúvidas, devemos manter a calma e a tranquilidade. Depois, devemos prestar atenção em como a dor evolui, pois, às vezes, ela pode ser consequência do estresse ou da ansiedade. A seguir, explicaremos mais a respeito. Confira.

Não consigo respirar... Sinto pontadas!

Muitos descrevem a dor como se fossem punhaladas. Como pontadas diretas no coração, que aparecem subitamente e não nos permitem completar a respiração. Primeiramente, é preciso saber que esse é um fenômeno comum, todos já passamos por essa situação em alguma ocasião, porém, não é pelo fato de ser comum que não mereça a devida atenção.

Os médicos indicam que, cada vez que aparecer esse tipo de sintoma, devemos fazer o seguinte procedimento:

- Sentar e tentar ficar tranquilo;

- Ter consciência de é algo passageiro, ou seja, não tardará muito para desaparecer;

- Relaxar e tentar respirar de forma calma e pausada, tornando o ar pela boca lentamente;

- Tentar medir as pulsações, caso note que elas aceleram e que essa sensação é acompanhada por uma respiração rápida e uma dor ascendente para o pescoço e os braços, então peça ajuda. Mas, devemos reiterar mais uma vez de que é algo passageiro e que em quase 70% dos casos se deve a momentos de estresse ou ansiedade acumulada.

1ª causa das pontadas ao respirar: ansiedade ou estresse

É a primeira causa e não devemos deixá-la passar por alto, porque as pontadas no peito são, sem dúvida, um sintoma a considerar. Além disso, também vale a pena ressaltar algo curioso que talvez muitas pessoas não saibam.

Os sintomas do estresse ou da ansiedade não se evidenciam sempre numa situação "estressante", ou seja, é muito possível que, em condições como um trabalho que nos enche de preocupações e ansiedade, por exemplo, consigamos desenvolver bem todas as atividades. Porém, quando chegamos em casa surgem sintomas como dor de cabeça, enjoos... Ou ainda mais, é muito significativo que apareçam muitos sintomas e inclusive "bloqueios" no dia seguinte, quando mal começamos a jornada, naquele momento em que estamos nos vestindo para ir ao trabalho.

Especialistas dizem que o maior índice de infartos ou outros tipos de problemas surgem no período de férias ou nos fins de semana. São instantes em que tentamos relaxar, mas nosso corpo é incapaz de fazê-lo. O nível de cortisol no organismo já se encontra muito elevado e surgem sintomas mais evidentes. Daí, por exemplo, que essas pontadas podem aparecer de uma hora para outra. Quando sentamos para jantar, quando estamos vendo televisão ou quando estamos falando com alguém e percebemos que, simplesmente, o ar nos falta.

Então, anote as possíveis causas dessa pontada no peito:

- Devido à tensão muscular no corpo. É tão elevada que de repente nos surge um problema e não somos capazes de respirar de forma adequada;

- Devido à chamada hiperatividade vegetativa (enjoos, aceleração do ritmo cardíaco, sudoração ou a clássica taquipneia, onde respiramos de modo mais intenso e podemos sofrer com as pontadas).

O que podemos fazer para aliviar o sintoma?

O que devemos fazer é tentar relaxar e buscar alternativas conhecidas, como respiração abdominal (ou diafragmática). Trata-se basicamente de fazer o ar entrar nos pulmões, descendo até o diafragma. E como fazer isso? Seguindo esses passos bem simples:

- Sente-se de uma forma confortável.

- Coloque uma mão sobre o abdômen ou simplesmente sobre o umbigo.

- Inspire pelo nariz, aos poucos e sem pressa. Note como sua barriga se eleva lentamente e sua mão se move.

- Prenda a respiração por 2 segundos.

- Coloque os lábios como se fosse apagar uma vela e, então, deixe o ar sair lentamente, notando como sua mão desce.

- Volte a inspirar o ar durante dois segundos.

- Expire (sopre lentamente) durante quatro segundos.

2ª causa: um problema cardíaco

Essa possibilidade não pode ser ignorada e, como tal, devemos conhecer suas causas. Em primeiro lugar, existem alguns fatores de r isco:

- Geralmente os problemas cardíacos aparecem em grande porcentagem entre os 50 e 55 anos.

- Sintomas prévios: hipertensão, colesterol alto, antecedentes familiares.

A primeira coisa a fazer quando sentirmos as pontadas no peito é sentar e seguir essas instruções:

- Tente se tranquilizar e siga as instruções sobre respiração que demos acima.

- Observe seus batimentos. Se forem muito rápidos, regulares, se em alguns momentos são rápidos e depois se tornam mais lentos.

- Se as pontadas não pararem depois de cinco minutos e se tornarem mais intensas, procure um médico com urgência.

- Também deve-se procurar um médico com urgência caso a dor se estenda até o pescoço, a mandíbula ou os braços.

- Caso notar que as pontadas derivam em uma pressão muito forte no peito, onde não consegue respirar com normalidade, também procure um médico.

Concluindo, o essencial é controlar o sintoma para que o incômodo não perdure muito e, principalmente, não derive em outras condições como as que citamos anteriormente. Pense sempre que para a maioria das pessoas e na maioria das vezes isso acontece devido à ansiedade, isso ajudará você a se tranquilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário