sábado, 12 de setembro de 2015

Cicloturismo


Agora a aventura é na magrela

Difundir e incentivar a prática de viajar utilizando uma bicicleta como meio de transporte é, atualmente, o papel dos amantes do cicloturismo, uma modalidade saudável, econômica e ecológica de fazer turismo. "Entrar pedalando em cidades medievais é uma experiência fantástica e um ótimo jeito de conhecer os detalhes de cada lugar", explica o administrador de empresas, cicloturista e morador da Granja Viana Marcelo Doubek, 41, que já concluiu sua quinta viagem sobre duas  rodas.

Para praticar o cicloturismo, principalmente se você é marinheiro de primeira viagem, o ideal é que esteja bem condicionado para evitar dores musculares. Lembre-se: Você não vai precisar ser rápido, mas sim constante. Portanto, não é necessário ser forte. O ideal é que, antes da primeira cicloviagem, o turista pedale muitas horas por dia, de cinco a sete, para ter uma ideia de como será a experiência. Além disso, ele ou ela deve se atrever a pedalar em diferentes condições climáticas para entender o funcionamento do próprio corpo sob baixas ou altas temperaturas, por exemplo.

O importante é saber que se deve levar o mínimo de coisas possível na bagagem. É óbvio que isso vai depender do percurso escolhido, do clima e da necessidade do próprio atleta, mas não coloque na mochila nada que seja desnecessário.

A bike

É você quem vai fazer o cicloturismo, e não sua bicicleta, portanto, invista em equipamentos bons e funcionais, sem se preocupar tanto com a estética. Lubrifique-a e passe-a pela revisão. Existem bicicletas específicas para esse tipo de viagem, porém, elas têm perdido, cada vez mais, seu espaço em razão do alto custo e da dificuldade de encontrar peças de reposição. Essas bicicletas são, geralmente, mais longas, estáveis, com aros grandes, pneus finos e muitos pontos de fixação para bagageiros e acessórios.

Hoje em dia, em todos os países do mundo, e principalmente no Brasil, a melhor opção para viajar são as mountain bikes. Para elas existem peças de reposição em qualquer local, e com algumas adaptações adquirem o mesmo desempenho de qualquer bicicleta específica para cicloturismo, com a vantagem de serem mais resistentes.

Os experts no assunto indicam um teste, que é pedalar 100 quilômetros.

O que comer durante o cicloturismo

Carboidratos - principal fonte de energia para o corpo. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia. Pães, massas, grãos e raízes.

Proteínas - as proteínas estão presentes nos hormônios e enzimas que atuam na regulação dos processos metabólicos e fisiológicos ligados ao exercício físico. Fornecem energia quando os carboidratos e os lipídios são insuficientes para satisfazer as necessidades energéticas. Carne, peixe, ovos, leite, queijo, entre outros.

Óleos ou gorduras - reserva energética para situações quando já se consumiu quase todo o carboidrato circulante no corpo. A gordura também atua como reguladora de diversas funções do organismo, não podendo ser completamente abolida da alimentação. São elas: azeite, abacate, peixes, sementes e oleaginosas, como castanhas. As fontes de gordura considerada ruim, que deve ser ingerida em pequenas porções, são: manteiga, margarina, frituras, carnes gordas e doces cremosos, como sorvete.



(texto publicado na revista Circuito edição 184 - ano 15 - abril de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário