sábado, 12 de setembro de 2015

Estica e puxa - Roberta Faria


A gente começa a vida podendo tudo: alcança o pé na cabeça dando risada, dobra-se no meio sem nenhum esforço, dorme jogado de qualquer jeito e acorda zerado. Mas pouco tempo passa e começamos a entrevar - ainda na escola, lembro que já tinha crianças de 8 anos condenadas, coitadas, que não alcançavam nem os próprios dedões do pé.

Uns trazem de fábrica mais sorte do que outros, e não perdem (tanto) a flexibilidade com o peso dos anos. Mesmo assim, todos precisam - e se beneficiam - de um bom alongamento. Manter os músculos esticados, as juntas lubrificadas, as vértebras alinhadas e a capacidade geral de se mexer sem travar são necessidades básicas do corpo. Coisa de manutenção mesmo, como escovar os dentes ou tomar banho. E o melhor: na contramão de outras atividades físicas, alongar-se é uma que não requer talento nem grandes habilidades.

Afinal, todo mundo nasce sabendo se espreguiçar, e esse é um bom começo. Pode ser na cama antes de se levantar, na cadeira do trabalho, entre uma longa hora e outra, no sofá da casa: estica daqui, estica de lá, gira o pescoço, solta esse ombro, estala os ossinhos e pronto - vá lá que não fica novo, mas já melhora um tanto a disposição. E em menos de cinco minutos, sem suar.

Já para quem de vez em quando fantasia passar debaixo de um rolo compressor (para deixar tudo bem esticado, sabe como?), vale avançar na prática e recorrer a aulas que exploram mais a capacidade de desatar nós e esticar fibras, como dança, ioga, pilates e tai chi chuan (além, claro, da boa e velha aula de alongamento, a mais subestimada da academia, só porque não emagrece).

Nessas atividades, o desafio aumenta, e a gente descobre o significado real da "dor boa". Dor boa, oras, é aquela que dói, mas é bom. E é exatamente assim que a gente se sente depois de se forçar um pouquinho mais para, digamos, encostar o nariz no joelho. Dia a dia, aula a aula, aqueles músculos que estavam encolhidos vão se esticando; os ligamentos que pareciam engessados voltam a ser elásticos; e se não dá para sonhar em abrir um espacate no meio da pista, tudo bem - pelo menos a gente sai dessas sessões se sentindo uns 3 centímetros mais alto e 100% mais competente para alcançar a caneta que caiu no chão sem quebrar as costas.

3 momentos para você esticar este corpinho!

1 Espreguiçar-se antes de se levantar da cama ativa a circulação, "acorda" o corpo e aumenta a disposição geral.

2 No trabalho, fazer 5 minutos de alongamento a cada hora previne dores de cabeça e nas costas e aumenta o rendimento.

3 Alongar-se antes e depois de fazer exercícios ajuda a prevenir lesões e a manter as articulações bem lubrificadas.




(texto publicado na revista Sorria para ser feliz agora nº 45 - set/out de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário