sábado, 12 de setembro de 2015

Ioga: corpo e mente em equilíbrio


Cada vez mais pessoas têm adotado essa prática de aprimoramento físico e espiritual para movimentar o corpo, relaxar a mente, emagrecer ou simplesmente manter o corpo e a mente saudáveis.

Se você está estressado e cansado da agitação diária e não consegue relaxar, a prática da ioga pode ser uma boa escolha para se exercitar em paz.

A ioga é uma antiga filosofia de vida, que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Em seus primórdios, ela foi criada como um canal para o crescimento pessoal e espiritual de seus praticantes. E até hoje é considerado o sistema mais antigo e holístico para colocar em forma o corpo e a mente.

Efeitos e benefícios

A ioga atua em todos os níveis do nosso ser físico, mental e emocional. Mas o que torna a ioga única é o fato dela não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ela coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente; estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos.

As costas, o peito, o sistema digestivo e os pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. Sua prática regular garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.

Os efeitos da ioga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura desenvolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, diminui a ansiedade e as fobias, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.

Quem pode praticar ioga

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário acreditar em nada exótico para praticar ioga. Tudo o que você precisa é praticá-la com regularidade e empenho. A constância opera verdadeiros milagres em nosso corpo, em nossa mente e em nossa vida. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu próprio ritmo. Em geral, começamos com movimentos suaves para despertar o organismo, passamos para as sequências de "Saudação ao Sol", que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física. Em seguida, trabalhamos os "ásanas" (posições da ioga). A respiração acompanha cada movimento, aumentando a intensidade da prática e mantendo o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações. A aula termina com o relaxamento e a meditação, nos colocando num estado de serenidade e bem-estar indescritível. Não há limite de idade para se praticar ioga, mas é conveniente que os idosos, ou pessoas que têm algum tipo de restrição, pratiquem sob orientação personalizada e não em grupos mistos. E, como todas as atividades físicas, é necessário falar com o seu médico antes de iniciá-la. Para aproveitar plenamente os benefícios da ioga, é necessário praticá-la pelo menos duas vezes por semana. A disciplina e a assiduidade são fundamentais para se obter o resultado almejado. Portanto, não falte às aulas.

Conheça algumas modalidades de ioga

Desde que foi criada a ioga vem sofrendo modificações em seus princípios estruturais. Assim foram surgindo diversas modalidades, cada uma enfocando um determinado aspecto com mais ênfase.

ÁSANAS: são exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Fortalece o sistema imunológico, reequilibra o sistema endócrino e massageia os órgãos internos, muitas vezes prevenindo e melhorando doenças como diabetes, asma, colesterol alto, disfunções hormonais, hipertensão arterial, TPM, os sintomas da menopausa, dores na coluna e no nervo ciático, problemas gástricos, obesidade, entre outros. Embora levem alguns meses para se manifestarem, os benefícios acompanham a pessoa pela vida toda.

PRÁNÁYÁMA: são os exercícios respiratórios. No início eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio.

HATHA IOGA: é focado na prática dos ásanas e dos pranayamas e são realizados vagarosamente e com uma permanência maior em cada posição. É indicada para pessoas que procuram um exercício relaxante para atenuar o estresse do dia a dia e tonificar o corpo.

IYENGAR IOGA: trabalha mais intensamente as posições que favorecem o alinhamento do corpo, melhorando a postura. Indicado para pessoas que têm problemas de coluna e dores musculares, devido a uma postura errada.

POWER IOGA: os exercícios são vigorosos, desafiantes e agradáveis. A prática é tridimensional, pois trabalha o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade, produzindo um corpo harmonioso e ágil.

KUNDALINI IOGA: trabalha mais intensamente os exercícios respiratórios, com a finalidade de aumentar a energia e a vitalidade do praticante. Recomendado para pessoas que vivem cansadas, sem disposição para suas tarefas diárias.

MEDITAÇÃO: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor, mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações.




(texto publicado na revista Shop News Vertical edição 6 - ano 1 - abril de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário