sábado, 12 de setembro de 2015

Shantala, de mãe para filho - com a colaboração de Denise Gurgel


A interação da mãe e o bebê através do toque

A origem é indiana e milenar. A técnica de massagem em bebês chegou ao ocidente através do médico obstetra francês Dr. Fréderick Leboyer. Ele estava em Calcutá, na Índia, quando viu uma mãe massageando o seu bebê e se encantou com a cena.

Depois de observar tudo sobre a técnica, registrou tudo em um livro que chamou de Shantala, o nome da jovem mãe que lhe ensinou tudo sobre essa massagem de interação da mãe com a criança. A técnica chegou ao Brasil no final da década de 70, através da versão brasileira do livro.

O principal objetivo da shantala é ampliar a ligação entre mãe-filho-pai e vinculação afetiva. "O bebê já tem experiências através da pele e ao ser tocado carinhosamente após o nascimento, ele se lembra daquela sensação de segurança e sente-se protegido. O nascimento é um processo de rompimento emocional e ser recebido carinhosamente é essencial para que o bebê possa se adaptar ao excesso de estímulos do nosso ambiente. Todo esse acolhimento - seja através do colo, embalo e da massagem - ajudará o bebê a descobrir o mundo e a responder aos estímulos com relaxamento", explica a fisioterapeuta especialista em shantala, Denise Gurgel. 

Para ela, a partir desse acolhimento ao bebê através da massagem, todos os benefícios aparecem como consequência. O bebê responde a esse momento sensivelmente desde as primeiras vezes, dormindo melhor, diminuindo ansiedade e stress, relaxando o corpo e liberando tensões e gases, prevenindo as famosas cólicas e prisão de ventre. A massagem estimula a resistência imunológica, amplia respiração e ajuda o organismo a trabalhar em harmonia.

Além disso, durante a massagem as crianças desenvolvem a atenção para o próprio corpo, aprendem os seus limites e potencialidades, facilitando assim a exploração do ambiente com melhor qualidade de movimento. O resultado é um melhor desenvolvimento físico e emocional.

Denise, que também é professora de Shantala, explica que "O ideal é que a técnica seja um momento de interação e conexão familiar e que seja aplicada de preferência pelos pais. Os avós também podem aplicar shantala, mas na falta dos familiares, é melhor a criança receber shantala de um terceiro do que ser desprovida dos benefícios da técnica."

Segundo pesquisa, a pele é um mediador com o mundo e as percepções são sentidas por ela.

O toque, a massagem, o carinho ajuda o bebê a se organizar psiquicamente. A experiência do contato com a pele, de se sentir amado e vivo permite que ele se desenvolva integralmente. Sendo amado, também aprende a demonstrar afeto", encerra a fisioterapeuta.

Shantala 

Aprenda o passo-a-passo

Separe 15 minutos do seu tempo no dia, essa em geral é a duração da massagem. Escolha um local tranquilo, aquecido, separe o óleo de origem vegetal, e relaxe junto com o bebê. Sente-se no chão e coloque o bebê sobre suas pernas estendidas, de frente para você, use almofadas para melhor conforto. Também é indicado retirar anéis e relógio a fim de facilitar o deslizamento das mãos durante a massagem. Não é necessário colocar música, pois você poderá falar e cantar para o bebê. Já na posição converse com o bebê, fale o que você deseja transmitir naquele dia, amor, relaxamento, bem-estar, enquanto desnuda o pequeno. Espalhe o óleo no corpo do bebê e massageie deslizando as mãos por todo o corpo iniciando seguindo o passo-a-passo.

Passo 1

Com as mãos espalmadas no centro do peito deslize abrindo-as em direção aos ombros e retorne pelas laterais do tronco.

Passo 2

Com o seu polegar massageie a mãozinha, da palma em direção aos dedos. Abra e feche cada dedinho.

Passo 3

Com o bebê de barriga para cima e as mãos relaxadas, deslize longitudinalmente por toda a barriguinha do bebê, de cima para baixo.

Passo 4

Agora é a vez da perninha! Como um bracelete envolva com as suas mãos o quadril e tornozelo do bebê e deslize do quadril em direção ao tornozelo. Alterne as mãos.

Passo 5

Massageie o pé do centro da planta em direção a cada dedinho. Estique cada dedinho, massageando-o.

Passo 6

Termine com o banho de banheira ou de ofurô para completar a sensação de relaxamento e também retirar o excesso de óleo do corpinho do bebê.




(texto publicado na revista Tudo edição 52 - ano 5 - maio de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário