domingo, 14 de junho de 2015

10 produtos que estão envenenando nossos pets - Fabio Sakita (Portal do Dog)


Em 2012, o Centro de Controle de Animais Envenenados da ASPCA (APCC) em Urbana, Illinois nos Estados Unidos, recebeu cerca de 180 mil casos de pets expostos a substâncias tóxicas. O fato curioso é que algumas raças aparecem mais do que outras.

Aproximadamente 14 mil casos envolviam donos de labradores, enquanto vira-latas ou cachorros de raça misturada foram 8 mil casos, chihuahuas 4.833 casos, golden retrievers 4.819 e yorkshire terriers 3.800 casos.

Vamos à lista dos produtos que mais envenenaram nossos pets em 2012 segundo a APCC:

10. Produtos de jardim

Fertilizantes, que podem ser feitos de sangue seco, restos de frango e ossos, são muito atrativos para os pets.

9. Veneno de rato

Aproximadamente 4% dos casos foram causados por veneno de ratos. Se ingeridos pelo seu pet podem causar sangramento interno, falha nos rins e convulsões.

8. Plantas

Mais de 7 mil casos em 2012 foram relacionados com plantas. Algumas plantas podem ser tóxicas para seu pet.

7. Chocolate

Chocolate ainda representa um grande número de intoxicações em pets. Devemos lembrar que o chocolate é proibido para cães, podendo causar vômito, diarreia, acelera o batimento cardíaco e também podendo ser fatal.

6. Comida

5% dos casos foram relacionados à ingestão de comida caseira. A substância que causou maior problema foi o Xylitol (adoçante). Ele pode causar convulsões e até problema no fígado.

5. Produtos domésticos

Foram mais de 10 mil casos de pets intoxicados por produtos domésticos em 2012. Objetos que vão desde lenha para lareira até produtos de limpeza. Alguns produtos podem ser corrosivos, enquanto outros podem obstruir o sistema gastrointestinal.

4. Produtos veterinários e medicamentos para pets

Medicações para pets representaram cerca de 6% dos atendimentos em 2013.

3. Medicamentos comuns

Mais de 18 mil casos da APCC em 2012 foram por medicamentos comuns. Esse grupo contém por exemplo o paracetamol tão comum na casa de todos nós, podemos adicionar suplementos (óleo de peixe, vitamínicos). Muitos desses produtos são "deliciosos" para pets, porém ser fatais. 

2. Inseticidas

Inseticidas são usados em jardins, em casa ou nos pets. Essa substância representou cerca de 11% dos atendimentos do APCC em 2012. Fique sempre atento às recomendações antes de aplicar o inseticida.

1. Medicamentos prescritos

A APCC tratou cerca de 25 mil casos de pet com envenenamento devido a medicamentos humanos em 2012. Os três tipos de medicamentos mais comuns foram: medicamentos para o coração (pílulas para pressão alta), antidepressivos e medicamentos para dor. A maioria dos casos ocorreu na hora em que a pessoa foi tomar a medicação e o deixou cair, sem ao menos ter tempo de recolher a pílula, porque o cão já o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário