O tempo passa e vamos envelhecendo. No caso dos cães, isso acontece ainda mais rápido.
Os sinais podem ser sutis e podemos nem notar no dia-a-dia.
Mas é importante ficar atento para descobrir quando nosso cachorro está se tornando um idoso, porque isso pode ajudar a detectar problemas de saúde logo no início, o que torna o tratamento mais eficaz em muitos casos.
Veja 8 sinais de envelhecimento nos cães:
Desacelerando – Se seu cachorro não está mais correndo como antes ou andando mais devagar que o normal, pode ser um sintoma de artrite.
Ganhando peso – Quando o cão vai ficando mais velho pode engordar. Isso pode indicar diversas coisas, como metabolismo mais lento ou problemas na tireoide. Pode ser que você precise apenas dar uma ração menos calórico, mas é importante verificar com o veterinário.
Não responde ao ser chamado – Quando um cachorro não reage ao ser chamado ou com algum barulho que normalmente o assustaria, pode ser um sinal de que ele está perdendo a audição.
Problemas para se levantar – Se você notar que seu cachorro está com dificuldade para se levantar depois de ter ficado deitado ou sentado por um tempo, marque uma consulta veterinário porque pode ser um problema nas articulações.
Olhos com aspecto turvo – Quando vão envelhecendo, é comum que os olhos dos cães fique com aspecto turvo. Normalmente a causa disso é a esclerose do cristalino, que é a perda de elasticidade do cristalino. Mas isso não interfere significativamente na visão dos cachorros. Entretanto, mudanças nos olhos dos cães também podem indicar catarata. Nesse caso, a cirurgia é necessária ou o cachorro pode perder a visão, da mesma maneira que acontece com os humanos.
Maior frequência de idas ao banheiro – Quando o cachorro envelhece, precisa ir mais vezes ao banheiro. Por isso, às vezes o cão nem consegue chegar ao local onde deve fazer suas necessidades.
Nódulos – Encontrar um nódulo no cão é um dos piores pesadelos na vida de um tutor. Mas é importante verificar com frequência a presença de caroços no corpo do cachorro, porque as chances de cura são sempre maiores quando descobertos no início, especialmente se for cancerígeno.
Mau hálito – Esse provavelmente será o primeiro sinal que você vai notar em seu cão idoso e você deve leva-lo ao veterinário, porque deve ser um problema nos dentes ou gengiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário