sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sinais de saúde ou doença na língua (Melhor com Saúde)


Quando éramos crianças, nos ensinaram que mostrar a língua era de má educação. Agora que somos adultos, nos abstemos de mostrá-la em público, porque não fica bem. Entretanto, você pode se colocar frente a um espelho e observar como é o seu aspecto para determinar muitas questões. Você sabia que existem sinais de saúde ou de doença na língua? Saiba mais no seguinte artigo!

A língua, reflexo da saúde

Dizem que os olhos são o reflexo da alma… E a língua então é o espelho da saúde (ou das doenças). Desde centenas de anos, os médicos ayurvédicos vêm examinando a língua dos seus pacientes para determinar se eles sofrem de alguma doença em particular. As três partes, segundo essa medicina tradicional, são: vata (raiz), pitta (médio) e kapha (ponta). A cor e a textura da língua nos pode dizer se estamos saudáveis ou doentes.

Isso se deve a que esse músculo, que nos permite apreciar o sabor das comidas, é uma extensão do estômago e podemos então determinar o estado gástrico ou estomacal. Ele tem milhares de terminações nervosas e cada uma (ou várias) se associam a diversas partes do corpo.

Sua língua indicará saúde se for suave, flexível, sem fendas e se ela se mantiver ligeiramente úmida, quer dizer, não produzir mais ou menos saliva do que a necessária. Isso significa que você goza de uma boa saúde.

A camada branca que aparece por cima da língua é normal, sempre e quando ela for fina. Mais do que com doença, isso se relaciona com a higiene e limpeza ao escovar os dentes. Preste mais atenção para lavar a língua como se deve.
Cor e textura da língua: o que devemos levar em conta

Não faz falta ser um médico ayurvédico para determinar se estamos incubando uma doença ou temos um problema de saúde. Podemos analisar duas questões muito importantes da língua, a cor e a textura, para saber como está o nosso estado geral:

Cores

Como citado antes, a língua saudável é a de cor rosada. Se for de um tom avermelhado escuro, indica que há inflamação no corpo e até pode ser um sinal de um tipo de câncer. Se a língua for amarronzada ou descolorada é porque se fuma muito. O rosado intenso pode ser por febre escarlate (ou escarlatina).

Se a língua estiver pálida, quer dizer que nos faltam nutrientes e os níveis de hemoglobina no sangue são baixos. Se a película branca for muito grossa pode ser por fungos (candidíase) ou secreção desequilibrada da bílis hepática. Se a camada esbranquiçada só estiver nas laterais, o motivo pode ser uma doença nos pulmões. E se o tom for amarelado, indica colecistite.

Textura e superfície

Para que esteja saudável, como foi indicado, a língua tem que se manter úmida e lisa. Mas atenção, pois a falta de textura pode estar mostrando anemia ou deficiência de ferro. Se houver manchas na parte superior é porque a pessoa é vulnerável às alergias. A presença de espinhas ou aftas falam de um consumo excessivo de açúcares refinados, gorduras ou proteínas.

Quando ela está seca é um signo típico de estresse (também pode se dever a muita mucosidade no organismo, anemia ou diabetes). Se a língua se inflamar muito, as razões podem ser várias, por exemplo, acidez, constipação, diarreia ou gastrite crônica. Se as papilas gustativas forem planas (em vez de texturadas), isso indica uma desordem intestinal.
Sinal de alerta na língua

Preste atenção ao aspecto que a sua língua apresenta. Você pode estar sofrendo de uma doença e não se dar conta disso.

Fenda no meio

A linha não alcança a ponta da língua. Quer dizer que seu estômago é fraco ou você está com problemas digestivos. Isso se deve, por outro lado, a um déficit de nutrientes. Possivelmente, você tenha gases ou falta de energia com o passar do dia. Para solucionar esse problema, leve uma dieta mais equilibrada e não misture alguns grupos de alimentos como, por exemplo, frutas e proteínas. Faça tudo o possível para que a digestão não seja tão lenta e ingira uma maçã ou pera em jejum.

Bolhas

Quando aparecerem várias bolhas na boca e isto for algo recorrente quer dizer que faltam certos nutrientes, como a vitamina B6, o ferro ou a niacina. Consuma mais lentilhas, carnes vermelhas, ovos e laticínios. Prepare um chá de urtigas e, se ainda se sentir mal, não duvide em fazer um exame de sangue para determinar que você não sofre de anemia.

Pequenas fendas horizontais

Significa que seu organismo não está absorvendo as vitaminas da maneira correta. Outro signo disso é a falta de energia e vitalidade.Embora a língua tenha diversos “sulcos” pequenos, o problema radica nas fendas abundantes e consideráveis. A solução para esse problema é ingerir certos alimentos com efeitos nutricionais para o baço como, por exemplo, cevada, beterraba, aveia, salsinha, cenoura, abóbora, aipo, couve e acelga.

Ponta vermelha

Mais do que uma doença física, isso se deve a um problema emocional. Isso quer dizer que você pode estar muito estressado, triste, deprimido, ansioso, angustiado ou nervoso. Para evitar isso, além de pensar positivo e tentar encontrar a solução para os problemas, você pode consumir ervas que reduzem os desequilíbrios emocionais. A melissa, a tília, a camomila e a valeriana podem ajudar. Na hora de comer, não duvide e coma abacate, pepino e amêndoas.

Inchada e com camada branca (grossa)

Isso quer dizer que há uma acumulação de mucosidade no seu corpo ou carece de bactérias boas (sim, porque nem todas são más). Para reverter a situação é aconselhado deixar de consumir laticínios e acrescentar à sua dieta mais alimentos de cor verde (brócolis, couve, ervilhas, alface, aipo, acelga, espinafre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário