quarta-feira, 17 de junho de 2015

A história do senhor de 109 anos que tricotou casaquinhos de lã para salvar pinguins na Austrália (Hypeness)




Alfred Date tem 109 anos e é a pessoa mais velha da Austrália. Mas não é por isso que ele vem estampando a capa de diversos jornais e blogs. Apesar de a idade ter comprometido um pouco sua visão e habilidades manuais, os anos não diminuíram sua vontade e disposição para ajudar. Por isso, quando soube que uma ONG precisava que pessoas tricotassem casaquinhos de lã para ajudar a salvar pinguins ameaçados por vazamentos de óleo, ele não pensou duas vezes.

A Penguin Foundation trabalha para proteger e preservar os pinguins da Phillip Island, uma pequena ilha localizada ao sul do país. Toda vez que há um vazamento de óleo na região, provocado por navios cargueiros, dezenas dessas aves são mortas. Além de o óleo separar as penas, facilitando a infiltração de água no corpo do animal e tornando-o mais pesado e lento na hora da caça, os pinguins costumam bicar-se e ingerir o petróleo, que é altamente tóxico para os animais.

No caso de um derramamento de óleo, a ONG trabalha no salvamento desses pinguins e dá banho em cada um deles, livrando-se do óleo. A fim de evitar a ingestão da substância enquanto os animais aguardam a limpeza, os biólogos desenvolveram um método simples, peculiar e bastante fofo: os pinguins são vestidos com casaquinhos de lã. A técnica foi testada pela primeira vez em 2001 e ajudou a salvar 96% dos 438 pinguins afetados durante um vazamento.

Quando a Penguin Foundation pediu ajuda dos australianos para criar um estoque de casaquinhos, Alfred Date soube da situação por meio de uma das enfermeiras da casa de repouso para onde havia acabado de se mudar. Empolgado com a história, ele topou na hora relembrar o tricô, ensinado há cerca de 80 anos por uma parente. “Eu gosto de fazer sem errar e eu não me perdoo quando cometo um erro. [Mas] eu acho que eles desculpariam uma pessoa que já passou da expectativa normal de vida“, brincou ele, em entrevista ao NineStories

A ONG acabou conseguindo mais casaquinhos do que precisava e, agora que os pinguins estão devidamente protegidos, Alfred passa seu tempo tricotando cachecóis para amigos e toucas para bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário