quarta-feira, 24 de junho de 2015

Por que gatos "amassam pãozinho"? (Amo Gatinhos)


Já viu gatinhos que ficam amassando o lugar onde eles estão, fechando e abrindo as patinhas da frente alternadamente? É bem bonitinho, algumas pessoas chamam de marchar, ou dizem que estão fazendo massagem... mas ,você sabe por que os gatos fazem isso?

Os gatinhos têm esse hábito desde seus primeiros dias de vida, eles massageiam a região mamária e recebem, neste momento, o leite que gera uma sensação de plenitude e conforto. Por mais que possa parecer agressivo (porque eles colocam as garras nisso) eles associam esse movimento a coisas boas e afofar, massagear ou "amassar pãozinho" nada mais é do que a demonstração de felicidade e contentamento. Muitas vezes o amassamento vem acompanhado de ronronados e com uma possível tentativa de mamar em você ou nos tecidos por perto, como cobertas ou edredons.

Outra teoria é a de que os movimentos das patas contribuem para a eliminação de secreções de glândulas especializadas desta região, potencializando a demarcação de território e comunicação. Eles depositam o seu odor pessoal e característico no local em que amam e se sentem à vontade, e só amassam quando se sentem protegidos, confortáveis e seguros em relação ao ambiente e às pessoas que ali estão.

Não reaja a isso de forma negativa!

Se seu gatinho te amassa mais intensamente e te arranha ao mesmo tempo, é possível prevenir isso sem confundir os sentimentos dele. Imagine o seguinte: seu gatinho está super feliz em estar passando um tempo com você, ou ama o lugar super confortável que ele achou pra dormir, se sente calmo e confiante. Acidentalmente, uma das garras atravessa a sua roupa e  te arranha ou puxa um fio do seu sofá, você grita reprovando a demonstração de amor e confiança que seu gato estava tendo. Um balde de água fria!

Para que isso não aconteça, você pode levá-lo para cortar as unhas com um profissional (em pet shops, por exemplo. Não corte você mesmo! A unha tem vasos sanguíneos e se cortados causam erroneamente causam hemorragias e outros problemas) e pronto! Todos ficam felizes com os momentos de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário