segunda-feira, 29 de junho de 2015

A gata que mudou a vida de uma pequena autista - Jacyara Azevedo


Foi amor à primeira vista, Iris é uma extraordinária inglesinha pintora de 5 anos e nenhum animal terapêutico a conquistava, até que chegou a maine coon Thula. A dupla agora não se larga e a amiguinha a ajuda a se comunicar




Era uma vez, em um reino chamado Market Harborough, em Leicestershire, Inglaterra, uma menininha de nome Iris Grace Halmshaw, 5 anos. Ela vivia em um lindo jardim, entre flores coloridas, árvores, luz do sol, tintas e pincéis. Adorava contemplar a natureza ao lado da gatinha Thula, sua melhor amiga. Vestindo sua capa (um tecido adaptado por sua mãe, Arabella Carter-Johnson, 33), a menina pintava por horas a fio. Tinha um dom especial: tão novinha, passou a criar lindas paisagens, elogiadíssimas por amantes das artes. Gota a gota, e eram muitas, Iris construía um mundo só seu, cheio de cores e sensações. No quintal de sua casa, a menina e a gata, Thula, reinavam felizes. Ali, ninguém diria que Iris possuía severos problemas de comunicação e interação social. Ou que ela ficava desesperada diante de situações banais, como a presença de outras crianças e o ato de fazer contato visual com os outros. Em seu universo lúdico e único, Iris é portadora de autismo, diagnóstico que recebeu em 2011, aos 2 anos. O transtorno é uma desordem neurológica incurável, que pode prejudicar a capacidade de interagir com o mundo.

E eis que chega a gatinha...

Educada em casa, Iris Grace começou a pintar em 2013, incentivada por seus pais. Arabella e Peter-Jon Halmshaw, que inventaram sessões de arte para estimular a concentração e a fala, tentando seguir o currículo nacional de educação no Reino Unido. A ideia era proporcionar uma atividade que distraísse a filha e a ajudasse a tentar se comunicar, uma das ferramentas da chamada arteterapia. O que aconteceu pouco depois foi surpreendente. Pinturas extraordinárias para uma criança (e até um adulto comum) tomaram forma. Era o olhar da menina autista para os habitantes de seu mundo encantado, repleto de natureza e música clássica - Iris se acalma ouvindo música, desde quando era um bebê, conhece todos os instrumentos de uma orquestra e adora o violino, em especial (ela já tem um).

Em fevereiro de 2014, um novo personagem passou a fazer parte da vida de Iris - e a mudá-la para sempre, aliviando seu isolamento. Thula, com pouco mais de 2 anos de idade, é uma gatinha da raça maine coon, conhecida como inteligente, gentil e... bem, gigante! A raça chega a ficar com 1 metro de comprimento, até o fim do rabo. "Thula baixou a ansiedade de Iris e a mantém calma. Ao mesmo  tempo, a encoraja a ser mais sociável", contou Arabella, uma fotógrafa que criou um site na internet (irispainting.com) para divulgar a história da filha. Depois da chegada da gatinha, a menina passou a pronunciar pequenas frases como: "Sente-se, gata!". Havia meses que a família procurava por um animal terapêutico. Tentou, em vão, cavalos, cachorros (Iris odiava ser lambida e a hiperatividade do cão a deixava muito nervosa) e até mesmo gatos, mas percebeu que ainda não tinha encontrado o companheiro certo até a pequena conhecer Thula.

Xampu na Thula também

Inseparáveis, Iris e Thula fazem tudo juntas. Brincam na água, andam de bicicleta, montam quebra-cabeças, mexem no iPad, desenham, pintam e até tomam banho lado a lado. "Iris passou por um período em que odiava tomar banho e lavar os cabelos. Thula espontaneamente começou a entrar na banheira e a deixar que eu passasse xampu nela também, para ajudar sua amiga", contou a mãe, que não foi aconselhada a buscar esse tipo de suporte, mas descobriu, em suas pesquisas, que havia casos práticos a respeito dos excelentes efeitos que um animal pode exercer sobre uma criança com autismo. E assim aconteceu. Após a chegada da gatinha de estimação, Iris passou a ser mais tátil e afetuosa. Influenciada pela amizade, a artista tem acrescentado pinceladas que se assemelham a olhos e nariz de gato. De início, seus pais pensaram ser uma coincidência, mas agora acreditam que a filha está expressando seu amor pela melhor amiga. "Graças a essa preciosa gatinha mágica, novas portas para a comunicação e as emoções de Iris estão se abrindo. Ela está mais feliz do que nunca."



Ashton Kutcher

A história de Iris tem sensibilizado muitas pessoas ao redor do mundo para a questão do autismo - e do quanto tratamentos adequados podem trazer evoluções e alegria para quem sofre da doença e para seus cuidadores. Algumas personalidades, como o ator americano Ashton Kutcher, 37, têm ajudado a divulgar o trabalho da pequena pintora. Em 23 de setembro de 2014, ele compartilhou uma foto de um quadro da inglesinha em seu perfil no Instagram, escrevendo na legenda "eu quero um desses". A mãe, Arabella, comentou, na época: "Estou certa de que esse post teve um enorme impacto para aumentar o conhecimento das pessoas. E, ao me deixar guiar pelos interesses de Iris, tenho sido capaz de envolvê-la em muitas coisas. Iniciamos também nosso próprio clube de atividades todos os sábados pela manhã, para apoiar crianças com autismo".

Hoje, a garotinha ainda não fala muito - apesar de Thula ser quem geralmente ganha as palavras de atenção de Iris. Mas já é reconhecida por suas magníficas pinturas. Recebeu elogios na Europa, Ásia e América e seus trabalhos passaram a ser vendidos - um colecionador particular adquiriu uma tela original em um leilão no site por mais de 12.000 libras esterlinas cada uma, cerca de 54 mil reais.

"Muitos artistas, comerciantes e galerias entraram em contato conosco fazendo referências a Monet (mais célebre pintor impressionista, nascido na França no século 19). Mas, para nós, o mais importante é a alegria que ela sente quando está criando suas peças e o quanto seu humor muda", declarou Arabella ao jornal britânico The Independent.



Nenhum comentário:

Postar um comentário