Cegos e surdos, os cães nascem vulneráveis e imaturos
O motivo dos filhotes caninos nascerem cegos e surdos tem a ver com o fato de serem "altriciais" (do latim "criar", "cuidar"), termo que os biólogos usam para se referir a espécies que produzem crias dependentes e imaturas.
Com os filhotes, muitos órgãos, incluindo o cérebro, ainda estão em formação e o desenvolvimento ocorre algumas semanas depois do parto.
Eles nascem com as pálpebras fechadas porque seus olhos nesse estágio são extremamente frágeis e precisam dessa proteção para evitar uma exposição ao ambiente externo e danos a seus delicados fotorreceptores e mecanismos óticos.
Em adição, os cachorros também nascem surdos, pois seus canais auditivos estão fechados. O silêncio é de suma importância para seu desenvolvimento. Por isso, forçar a audição do filhote antes dele estar completamente desenvolvido pode deixar sequelas no aparelho básico necessário à audição.
O canal auditivo começa a abrir em média no mesmo período que os olhos começam a abrir (2 semanas), porém, enquanto o canal auditivo depois de uma semana aberto já está funcionando perfeitamente os olhos ainda precisam de algumas semanas a mais para que a visão se assemelhe ao normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário