quinta-feira, 25 de junho de 2015

Diário de vida: aniversário da imigração japonesa no Brasil


Dia 18 de junho se comemora o aniversário da imigração japonesa quando o navio Kasato-maru atracou no porto de Santos com a primeira leva de trabalhadores que vieram para o Brasil buscando melhorar de vida.

Este ano decidiram fazer uma feira em um shopping perto de casa e gostei muito da iniciativa. Comprei algumas coisas entre as quais um pote de creme a base de sete ervas para dores musculares, um espelho de bolso que amplia a imagem (ótimo para quem usa óculos), mas o que mais me interessou foi fazer uma ilustração que me deixou com cara de personagem de mangá. A primeira vez fiz com o Aquilio e depois decidi voltar uma segunda vez com uma foto de quando tinha treze anos em que estava vestida com kimono e quem fez a ilustração foi o Christian. Em outra banca pedi para escreverem o meu nome com a técnica shodo. 

Hoje encontrei a professora Norie na banca de origami e conversamos bastante. Acabei pegando um par de brincos com a dobradura de tsuru. Para falar a verdade comprei um item em cada banca. A minha mãe teria gostado de ir lá. Acho que participar de eventos da cultura japonesa é uma maneira de estar perto dela. 
























Venda de camisetas





Shodo


Ikebana


Que tal uma massagem relaxante? Tudo de bom!!! 


Uma foto perto dos dois "shishi", guardiões dos templos xintoístas e budistas (石獅子)


Reencontro com a Norie-sam, professora de japonês e origami


A professora Norie ensinando origami para as crianças


Norie-sam contou com a ajuda da amiga Roseli para ensinar origami para as crianças



Norie-sam com seu marido Kyoshi


Norie-sam com a sua amiga Rosana que também é professora


Origami para brincos feitos pela professora Norie



Decoração feita pela professora Norie


Não resisti e peguei esse dado com as cores da bandeira italiana



Kitsune (raposa) -  Não poderia voltar para casa sem um origami de animalzinho


Aumentei o meu grupo de animaizinhos feitos com origami


A Norie-sam é mesmo multifacetada. No último dia da feira ela trabalhou com a pintura shodo


O nome Mateus em katakaná


Os ilustradores de mangá Christian e Aquirio




Versão mangá feita pelo Christian a partir de uma minha foto quando tinha 13 anos


Ilustração feita pelo Aquirio



Outra versão mangá feita pelo Aquirio a partir de uma minha foto de quando tinha 17 anos


Versão mangá de minha mãe feita pelo Christian


Versão mangá de meu pai feita pelo Christian



Versão mãe e filha feita pelo Aquirio





O meu querido Hachiko na versão do Christian 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário