quarta-feira, 24 de junho de 2015

Caminhar meia hora por dia melhora saúde física e mental - Bárbara Souza (Viva Bem)


Fazer atividades a pé ajuda a circulação do sangue e até a capacidade mental, segundo especialistas

Pode não parecer, mas andar a pé, nem que seja um pouquinho todo dia, traz ganhos para a saúde que vão da melhora da circulação sanguínea à agilidade do raciocínio. "Quando se faz um exercício aeróbico, existe uma melhora do fluxo sanguíneo no corpo, da chegada do oxigênio às células do sistema nervoso central", diz o cardiologista e médico do esporte Luiz Riani, do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Segundo uma recente pesquisa feita em universidades americanas, andar a pé melhora a capacidade de raciocínio, inclusive de idosos. "Não é para virar atleta, mas com o intuito de diminuir o sedentarismo", afirma o ortopedista Miguel Akkari, da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica. "A ideia é expor a pessoa a atividades corriqueiras."

Ele se inspira em programas como o Agita São Paulo, que estimulam as pessoas a fazerem a pé o máximo possível de coisas do seu dia a dia. "O que se recomenda é que se faça pelo menos meia hora de atividades por dia, não necessariamente de forma sequencial, não precisa ser uma coisa contínua", ensina o ortopedista.

Andar a pé, garantem os médicos, não tem contraindicação, e seus benefícios valem para crianças, adultos e idosos. "Se está de ônibus, desça um ponto antes. Ou suba alguns lances de escada. Isso é tão benéfico quanto ir à academia", diz Akkari.

Primeiros passos

Fazer essas pequenas atividades é uma forma de manter o corpo ativo e, quem sabe, dar início a uma fase que inclua a atividade física como uma rotina da vida, assim como comer, escovar os dentes e dormir. "Esse é o pontapé inicial para você perceber mudanças no seu corpo", ressalta Riani.

E para quem quiser encarar uma caminhada de 30 minutos na sequência, é bom alongar a musculatura e articulações antes de começar. Se sentir dor no dia seguinte, não desista: faça compressas de gelo e, se preciso, tome um analgésico. E repita a nova rotina.



(texto publicado no jornal Agora de 7 de dezembro de 2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário