sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Consagrado na tela - J. A. Dias Lopes


O desenho animado Ratatouille coloca na moda a receita homônima, uma delícia originária de Nice, na região francesa da Provença

O último desenho animado produzido pelos estúdios da Walt Disney Pictures, na Califórnia. Estados Unidos, relançou no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde mais de 2 milhões de pessoas já o viram, uma deliciosa receita da culinária francesa. Referimo-nos à ratatouille, que deu nome ao filme, preparada em um de seus momentos culminantes. A enciclopédia Larousse Gastronomique a define como ragoût de legumes e diz ser originária da Provença, mais precisamente de Nice, cidade que os italianos denominam Nizza e até 1860 pertenceu ao extingo reino da Sardenha, quando foi anexada à França. Ali nasceu Giuseppe Garibaldi (1807-1882), um dos criadores da Itália moderna. A ratatouille leva cebola, tomate, pimentão verde e vermelho, abobrinha italiana, berinjela, alho, louro, tomilho e pimenta-do-reino, tudo alourado em muito óleo de oliva.

Em Nice, às vezes se acrescenta batata cozida à ratatouille. Os fundamentalistas discutem se convém incorporar ou não manjericão. Também não chegam a um consenso sobre como deve ser feita. Sustentam que os ingredientes precisam ser fritos ou refogados separadamente para respeitar a textura de cada um. Alguns fazem isso e, depois, montam cada um deles em camadas. Outros elaboram os ingredientes juntos e os levam à mesa misturados. Entretanto, todos concordam que a ratatouille é uma especialidade versátil, consumida tanto fria como quente.  No primeiro caso, adapta-se ao couvert. O chef francês Pascal Valero, do restaurante paulistano Le Coq Hardy, que preparou a receita desta reportagem, aconselha finalizá-la com manjericão fresco e óleo extravirgem de oliva. Quando servida quente, acompanha pratos principais, peixes grelhados, aves assadas e carne de cordeiro, bem como embutidos.

No desenho animado Ratatouille, a receita é elaborada pelo simpático Remy, para um cliente exigente, o temido Anton Ego, o mais famoso crítico de gastronomia da cidade, personagem imaginário como todos os demais, que o saboreia com enorme prazer. O prato o faz lembrar a infância. Paradoxalmente, Remy é um rato que emergiu do esgoto embaixo do restaurante e realizou o sonho de ser cozinheiro, embora sua família fosse contra, até porque os roedores são banidos severamente de todos os ambientes humanos. Ele tem como ídolo o chef Auguste Gusteau, autor do livro Qualquer um Pode Cozinhar, sua bíblia gastronômica - o desaparecido dono do estabelecimento onde, acidentalmente, o roedor foi parar. O herói de Remy morreu de desgosto de ler uma crítica impiedosa ao seu trabalho.

Remy conseguiu o feito já no início do filme, escondendo-se sob o toque blanche de Linguini, um atrapalhado ajudante de cozinha que entende pouco de forno e fogão, mas necessita preservar o emprego. Ele e Remy se tornam amigos e parceiros. Escondido naquele chapéu branco e alto, o rato indica o que o ajudante de cozinha precisa fazer. Linguini acaba dono do restaurante. Remy se consagra como chef e nenhum espectador se arrepia. Os roedores inventados pelo traço magistral de Walt Disney ou da produtora fundada por ele jamais provocam repulsa. Mickey e Minnie, por exemplo. Ao contrário, viram personagens adoráveis, sobretudo quando invadem uma cozinha e fazem ratatouille.

Ratatouille (por Pascal Valero)

Ingredientes (4 a 6 porções)

1 cebola (200 g)
6 tomates bem maduros (700 g)
1 pimentão verde (200 g)
2 pimentões vermelhos (400 g)
3 abobrinhas italianas (600 g)
2 berinjelas (600 g)
6 dentes de alho
150 ml de óleo extravirgem de oliva
4 folhas de louro
1 ramo de tomilho
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Preparo

- Corte a cebola em brunoise (pequenos cubos).

- Tire a pele dos tomates em água fervente, descarte as sementes e corte-os em cubos.

- Abra os pimentões ao meio e retire as sementes e a película branca interna.

- Corte os pimentões, as  abobrinhas e as berinjelas em cubos.

- Tire a pele dos dentes de alho, conservando-os inteiros. Machuque-os, achatando-os levemente de maneira que possam ser retirados no final.

- Numa frigideira ou panela de fundo grosso, refogue a cebola com 50 ml do óleo e quatro dentes de alho achatados. Junte os pimentões e refogue mais um pouco. Adicione os tomates, o louro e o tomilho.

- Tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar por 30 minutos, com tampa.

- Enquanto isso, refogue as berinjelas por cerca de 5 minutos com 50 ml do óleo e um dente de alho achatado. Refogue as abobrinhas em outra frigideira, também por 5 minutos, com o óleo e o dente de alho restante. 

- Adicione as berinjelas e as abobrinhas à panela com os outros legumes e cozinhe por mais 15 minutos. Ajuste o sal e a pimenta.

- Retire os dentes de alho antes de servir.



(texto publicado na revista Gula nº 179 - ano 14 - setembro de 2007)




Remy prepara o famoso prato francês




Nenhum comentário:

Postar um comentário