quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Absolvendo a carne vermelha - Dr. Filippo Pedrinola


Muitas vezes condenada, a carne vermelha oferece nutrientes essenciais para o bom equilíbrio do corpo. Confira sua importância!

Quem já não ouviu falar que carne vermelha faz mal, aumenta o colesterol, decompõe-se no intestino, aumenta a chance de câncer, etc. São todos mitos que se propagaram no conhecimento popular. Porém, sabe-se que a maioria dos vegetarianos tem grandes chances de desenvolver excesso de peso e anemia, uma vez que tem maior tendência a consumir alimentos ricos em carboidratos, muitas vezes refinados, e não ingerem quantidade adequada de ferro. Uma alimentação balanceada deve conter grande variedade de alimentos, incluindo carne branca, vermelha, peixe, laticínios, frutas, vegetais e grãos.

Existem mais de 50 nutrientes essenciais ao ser humano e não há alimentos isolados que sejam capazes de fornecê-los. A carne vermelha é uma ótima fonte de proteínas que contém aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, minerais, como o zinco e o ferro, e ácidos graxos essenciais, como por exemplo o CLA (ácido linoleico conjugado).

Qual a importância das proteínas?

São os "tijolos" para a formação de músculos, glóbulos brancos e vermelhos, hormônios e todas as células do organismo. As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem vegetal são encontradas nas leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha) e cereais (arroz, aveia, milho, trigo), porém são deficientes em alguns aminoácidos conhecidos como essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue produzir.

As proteínas existentes na carne vermelha são consideradas completas pois contêm os nove aminoácidos essenciais. Para dar um exemplo, 100 g de carne magra (patinho, coxão-mole, alcatra) contém por volta de 20 g a 30 g de proteína, que equivale a aproximadamente 50% das necessidades diárias de um ser humano adulto. É importante lembrar que existem outras boas fontes de proteínas de origem animal, como os laticínios e ovos.

E quanto ao ferro e o zinco?

A carne vermelha é a melhor fonte do ferro conhecido como "heme", que é fácil de ser absorvido pelo organismo. E o ferro é fundamental para a formação da hemoglobina, prevenindo o aparecimento de anemia. Nos alimentos de origem vegetal, o ferro encontra-se na forma "não-heme" que é mais difícil de ser absorvido e essa absorção pode ser diminuída por outros componentes da alimentação, como chás, café e alimentos integrais e também alguns suplementos ou medicamentos. Por outro lado, alimentos ricos em vitamina C, facilitam a absorção do ferro.

A deficiência desse mineral pode causar cansaço, dificuldade de concentração, anemia, unhas quebradiças e queda de cabelo. É importante salientar que algumas populações necessitam de maior ingestão de ferro, como crianças de até 5 anos de idade, adolescentes, mulheres no período fértil devido às perdas menstruais, gestantes e atletas.

A carne vermelha é uma importante fonte de zinco, fundamental para o crescimento, para o sistema imunológico e para a manutenção do metabolismo. Sua deficiência pode prejudicar o aprendizado e atrasar o desenvolvimento, além de deprimir o sistema imunológico.

Portanto, o consumo regular de carne vermelha magra é um importante aliado na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Porém, aqui vai um alerta, cuidado com aquelas com alto teor de gordura, como linguiça, costela e cupim, ou seja, quando for preparar um churrasco, faça boas escolhas e não deixe de aproveitar esse momento de confraternização.



(texto publicado na revista Menu nº 78 - ano 7 - maio de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário