sábado, 12 de setembro de 2015

Etimologia: Êxito - Sérgio Rodrigues, escritor e jornalista


Sinônimo de triunfo, ele pode ser menos auspicioso do que parece. Às vezes é o fim

Êxito, todos sabem, é sinônimo de sucesso, triunfo. Não foi sempre assim. É ilustrativo - não só da vivacidade mutante das palavras, mas também do quanto há de relativo nos sucessos e fracasso - pensar que o seu sentido hoje dominante nasceu como forma reduzida de "bom êxito". A princípio êxito queria dizer apenas resultado, consequência, termo, sem qualificação. Designava o lugar ou estado a que se chegou ao fim de determinado processo. O êxito podia - e ainda pode, pois não se trata de modo nenhum de uma acepção arcaica - ser bom ou mau, péssimo ou excelente, dependendo da situação.

A própria palavra sucesso, que de início designava apenas um fato, uma ocorrência, passou por processo semelhante. Que está longe de ser incomum. A qualidade está aí parra provar. Em sua primeira acepção o termo é neutro, mas diz-se informalmente, o tempo todo, que algo é "de qualidade" - e ninguém tem a menor dúvida sobre o caráter elogioso da expressão.

No latim exitus o sentido original é ainda mais estrito. A palavra significa saída ou ação de sair. A medicina antiga usava o termo preferencialmente para funções fisiológicas, para tratar das "fluxões que fazem êxito para fora do corpo por alguma parte dele", nas palavras do Vocabulário Português e Latino, dicionário do início do século 18.

No próprio latim, o sentido de êxito se ampliou para abarcar as acepções de resultado, consequência, conclusão, termo, fim e - mais distante ainda do êxito como normalmente o concebemos - morte. Curiosamente, cabe ao inglês, no qual exitus foi dar em exit, que se manteve colado à matriz latina com o sentido de saída, nos traz de volta um pouco do espírito original do vocábulo. Artigos e livros especializados têm traduzido literalmente a expressão médica lethal exit, eufemismo para morte, como "èxito letal".




(texto publicado na Revista da Semana edição 93 - ano 3 - nº 24 - 25 de junho de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário