quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Me dê motivos: 10 razões para sonhar com o dia da aposentadoria - Artur Louback



1 Todo dia é feriado.

Aposentadoria é um convite para fazer tudo aquilo que você deixou para depois por falta de tempo. O depois chegou, e agora você é o único dono dos seus horários. DÁ PARA IR AO CINEMA NO MEIO DA TARDE e passar no banco nas horas mais vazias.

2 Hora de DESEMPILHAR LIVROS E FILMES.

Imagine que maravilha revisitar todos aqueles livros que você leu só a orelha e os filmes que você só conheceu pelo trailer! Melhor ainda: ressuscite aqueles que estavam ótimos, mas você dormiu no meio e nunca mais voltou.

2 Libere o romantismo que mora em você.

Com tempo de sobra e filhos criados, APROVEITE PARA VOLTAR A NAMORAR como lá no começo da sua vida amorosa, quando passeava de mãos dadas no parque e se esmerava em criar declarações de amor melosas. Nunca é tarde...

4 Conheça o mundo.

Aproveite descontos de passagens para idosos, libere uma parte do pé de meia que você fez ao longo da vida e CAIA NA ESTRADA, NAS NUVENS OU NOS MARES. O mundo é tão grande que sempre haverá um lugar novo para ser visto - ou revisto.

5 Estude sem o compromisso do emprego.

Queria ser filósofo, mas acabou escolhendo engenharia por causa das oportunidades do mercado? Então, CHEGOU A HORA DE ENTRAR NA FACULDADE de filosofia e seguir o tempo que a sua curiosidade mandar. Estudar mantém a cabeça jovem, sempre!

6 Corra, pedale, dance. 

ESPORTE É BOM EM QUALQUER ÉPOCA DA VIDA, mas depois da aposentadoria, além de não conflitar com o corre-corre do trabalho, funciona como um exemplo para toda a família. Lembre-se: nossos descendentes aprendem mais com o que fazemos do que com o que falamos.

7 Cuide dos netos.

Existe coisa melhor do que cuidar das crianças sem o peso das obrigações, a pressão do tempo e custos da maternidade ou paternidade? Dá para deixar, sem culpa, as cobranças para os pais (agora é a vez deles!) e atuar só na base do carinho e diversão.

8 Chega de filas.

Esse é um benefício de quem passa dos 60 anos, seja aposentado ou não. Não tenha vergonha de desfrutar sem moderação as VAGAS PARA IDOSOS, CAIXA PREFERENCIAL, MEIA-ENTRADA E PASSE LIVRE NO TRANSPORTE PÚBLICO. Depois de 60 anos de filas e taxa integral, você merece esse luxo.

9 Desenvolva um hobby.

Se você não conseguiu tocar em frente uma atividade de lazer por falta de tempo ou por não querer mais um compromisso na vida, agora dá para pensar novamente. Jardinagem, culinária e artesanato são perfeitos para esse momento da vida.

10 Compartilhe sua experiência.

Não precisa assumir o compromisso de dar aulas regularmente em uma escola ou faculdade, mas que tal usar o conhecimento que você acumulou ao longo da vida para orientar os mais jovens da sua comunidade?! Uma simples conversa pode ajudá-los a superar desafios.




(texto publicado na revista Sorria para ser feliz agora nº 45 - set/out 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário