quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Diário de vida - complexo de inferioridade (Chris Allmeida)


Já que hoje estou inspirada para escrever, em vez de fazê-lo no diário de vida que já está com 70 páginas vou divagar um pouco por aqui mesmo. Achei muito interessante o tema dessa semana. Se tivesse ouvido os podcasts há alguns meses teria sido atingida em pleno pelas palavras do Chris Allmeida. Eu me achava o próprio "patinho feio" e realmente a comparação pode fazer estragos com a autoestima de uma pessoa. Vou relatar alguns fatos que me ajudaram a mudar a minha autoimagem. A primeira foi durante uma atividade proposta pelo professor Luciano em que os alunos deveriam escrever em um papel todos os seus defeitos e a pessoa ou pessoas que tinham incutido ou reforçado essas características neles.  Por exemplo, a minha mãe sempre me comparou com a minha prima dizendo que ela era muito prendada pois sabia cozinhar, costurar, etc. Ela nunca soube desse meu "complexo", aliás eu a considero minha irmã. A atividade foi feita em duplas e enquanto um colocava no papel os seus defeitos, o outro deveria observar a reação facial e corporal do colega. O incrível foi mudar a perspectiva de algumas características minhas. Até o fato de ser disciplinada e focada me soava como gozação por parte principalmente dos meus colegas de escola e agora vejo que é uma qualidade e das boas. Uma outra coisa que sempre me incomodou de tanto ter o reforço negativo,  era o fato de ser estabanada e desastrada, esbarrando, tropeçando e derrubando as coisas por aí. Após uma atividade de relaxamento percebi que se tratava de excesso de energia positiva. E isso se pode notar pela minha fala mais do que rápida!!!

Um outro fator importantíssimo foi ter visto as palestras gravadas do Chris Allmeida sobre o "Efeito Sombra",  assim que fiz a assinatura da Unidarma. Tenho inclusive o livro homônimo, mas confesso que ainda não o li. Todos nós sabemos quais são as nossas qualidades. Mas e os defeitos ? Não é mais fácil projetá-los nos outros? Não vivemos fazendo comentários do tipo: Ah, mas você viu como fulano é fofoqueiro/preguiçoso/metido? Quando comecei a fazer uma autocrítica com muita, mas muita sinceridade e de coração aberto percebi que essas características faziam parte também da minha personalidade. Como é fácil projetar os defeitos nos outros, não ? Deixei sim o meu lado sombra vir à tona, mas o que me fez mudar foi aceitá-lo. Do mesmo jeito que existe o Abel, o Caim também está dentro de nós e ambos são filhos de Deus. Eu admito que tenho inveja, ciúme, raiva, eu até converso com esses sentimentos e os aceito como parte de mim. E me sinto completamente em paz depois.

O Chris Allmeida citou um outro livro que acabei achando e comprando "Por que tenho medo de lhe dizer quem sou?" de John Powell. Muito interessante a frase que entrou em meu espírito como um raio de sol: "mas, se eu lhe disser quem sou, você pode não gostar de quem sou e isso é tudo o que tenho". É isso mesmo: eu sou tudo que tenho. Por isso me aceito como sou: baixinha, gordinha, mas me amo muito!!! E estou perdidamente apaixonada por mim!!!

Um agradecimento a todos que percorreram e que estão percorrendo comigo a estrada do autoconhecimento!!!

Beijos


Um comentário:

  1. Neide, adorei que resolveu postar sua página de diário nesse dia! É isso mesmo, precisamos ser muito corajosos para admitir nossa sombra, mas no final, será nossa vítória. Eu acredito nisso!
    bjs

    ResponderExcluir