terça-feira, 28 de outubro de 2014

5 hábitos para economizar mais


Lidar com as próprias finanças pode ser uma tarefa desafiadora para quem nunca pensou no assunto. No entanto, ganhar dinheiro, alcançar uma situação financeira confortável e até conquistar uma posição superior à da atual pode ser definida ao adquirir hábitos simples de economia e disciplina. O coaching, por ser um processo que trabalha com estabelecimento de metas para a conquista de objetivos, pode auxiliar também na organização financeira. Veja algumas dicas preparadas por Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

1. Cada real economizado é um real ganho - Aqueles que têm uma condição mais confortável são os que mais poupam e empregam seu dinheiro em aquisições funcionais. "Esbanjar não é um hábito saudável financeiramente e é também pouco inteligente. Portanto, abandone este comportamento e passe a utilizar o dinheiro para alcançar seus objetivos", aconselha Villela.

2. Por que economizar? - Para formar um capital cada vez maior é imprescindível entender a importância de guardar cada real. "Pessoas que se habituam a gastar menos e guardar dinheiro, aumentando a quantia gradativamente, têm grandes chances de conquistar sua independência financeira e um poder aquisitivo muito maior do que as que não adquirem esse hábito", conta o especialista. Por isso, se hoje é possível poupar 10% do que ganha, organize-se e esforce-se para que essa economia seja realizada dentro de um período previamente estipulado, de acordo com a sua meta. Se ainda está no vermelho, corte gastos desnecessários e poupe 1% até chegar a um valor mais expressivo.

3. A lei da atração - A partir do momento que você se propõe a gastar menos e cuidar melhor da vida financeira, a lei da atração começa a agir e começam a surgir com mais frequência bons negócios, investimentos, pagamentos de dívidas e outras oportunidades. Assim sendo, se convença que um hábito simples pode gerar mais benefícios do que você imagina.

4. Economizar não é sofrimento - É preciso romper com esse conceito e passar a acreditar nos benefícios que a economia lhe trará a médio e longo prazo. Além disso, procure pensar em formas mais baratas de se divertir, convide amigos para jantar em casa, faça atividades físicas ao ar livre em praias ou parques, verifique programas de descontos como meia entrada ou cupons e opte por shows e atrações gratuitas.

5. Reprograme seu cérebro e aumente seus lucros - Crie momentos em que se sinta satisfeito e feliz por ter economizado determinadas quantias no mês. Desse modo, o cérebro registra o quanto é importante e prazeroso repetir esse comportamento. Com o passar do tempo, essa atitude se tornará natural.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 119 - ano 8 - outubro de 2014)











Nenhum comentário:

Postar um comentário