quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Crise de abstinência - Bia Granja


A nova síndrome das redes sociais é o momo, ou o medo de ficar por fora do que os amigos estão fazendo

Você passa 70% do seu dia no Facebook, 10% no Instagram e os outros 20% reclamando do quanto as pessoas se expõem loucamente nas redes sociais e o quanto não aguenta mais ver foto da galera no restaurante, na viagem, no festival de música, na praia, no parque, na balada e afins. Porém, uma coisa que você não conta nem no Secret é que essa quantidade de posts faz com que você se sinta bem, se sinta incluído e fazendo parte da vida dos caras. É um vício, aquele lance que a gente adora odiar mas que alimenta nosso lado stalker e acalma o lado carente. Muito bem!

Daí vamos imaginar que, de repente, seus amigos e perfis que você acompanha começam a postar menos, quase desaparecendo da sua timeline. Meu Deus! Onde eles estão? Por que não publicam mais nas redes sociais? Será que estão fazendo algo tão legal que não dá nem tempo de publicar na internet? E, principalmente, por que eu não estou sendo incluída nesse rolê?

Muita paranoia? Pois saiba que essa nova ciumeira das redes sociais tem nome e atende pela sigla Momo ou Mystery of Missing Out (Medo de Estar por Por Fora, na tradução do inglês). Se durante muito tempo a gente viveu na base do Fomo, o Fear of Missing Out (Medo de Ficar de Fora), que rola quando a gente vê muita coisa sendo postada na  timeline e não sabe como lidar com a informação, o Momo nasce da ansiedade causada pela falta de informação. Olha que loucura!

Eu já senti isso vária vezes e estou feliz que agora deram um nome pra essa sensação bizarra. (Não, pera!) Parece que você não é mais digno de receber as atualizações ou que algo tão mais legal está rolando na vida das pessoas que as mantém fora das redes sociais. Amigos, por favor, não me deixem aqui sozinha!

Depois de passar pela fase em que a gente sabe TUDO o que está acontecendo na vida dos outros, de repente bate aquela super síndrome de abstinência. Mas se existe uma sigla que define nossa sensação ao ver as pessoas postando menos, quer dizer que as pessoas estão postando menos, certo?

Assim, fico feliz de imaginar que talvez a gente tenha superado a necessidade de documentar tudo o que acontece ao nosso redor como mecanismo de validação do que acontece ao nosso redor. Ou seja, quanto menos documentação, talvez, de fato, mais a gente esteja vivendo a vida lá fora. Se for isso mesmo, desejo vida longa ao Momo!



(texto publicado na revista Galileu nº 278 - setembro de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário