segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projeto incentiva a doação de gentilezas - Rinaldo de Oliveira

De que adianta uma pessoa ir à igreja, fazer doações para pessoas e instituições... e 10 minutos depois ser indelicada, grosseira, mal-educada com alguém na rua, na escola, em casa ou no trabalho?

"Generosidade não é apenas doar objetos, mas também gestos de gentileza para o mundo". A frase é o slogan da Equipe Riso, uma entidade que ensina a garotada a usar palavrinhas mágica como: "por favor", "com licença", "obrigado". A ideia inspiradora, que está mudando a vida de moradores de um município baiano chamado Belmonte, é da Equipe Riso.

Lá as crianças aprendem boas maneiras e escutam histórias sobre Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ziraldo, Toquinho, Portinari, Gandhi, entre outras personalidades que possam contribuir para a formação cultural.

Segundo uma das organizadoras, a proposta "É doar atitudes positivas, sorrisos, por favor, obrigado. Pode parecer comum, mas em uma cidade onde as pessoas já têm a difícil missão de sobreviver com tão pouco, falar de Portinari, incentivar os talentos musicais, ler histórias para crianças, apresentar uma bailarina de verdade, profissional, fazer cineminha na praça e outras coisas, são gestos que podem com certeza transformar o lugar e as pessoas", disse Tatá Campos, coordenadora do projeto.

A equipe Riso nasceu em maio de 2008 por uma iniciativa do cirurgião dentista Maurício Rodrigues dos Santos, morador do litoral paulista, foi até Belmonte a trabalho e ficou tão encantado com a acolhida que resolveu retribuir à cidade.

Hoje a coordenadora Tatá Campos, mulher do dentista, com ajuda de pessoas de diversas profissões: pintores, faxineiros, músicos, dentistas, médicos, donas de casa, entre outros, fizeram o Studio Riso onde era um terreno baldio. O local tem palco, camarim, banheiro e Coral de Risos, com 50 crianças. Durante uma hora, jovens locutores falam sobre iniciativas das cidades, iniciativas que ajudam os beneficiados e também faz bem aos que dedicam parte do seu dia para melhorar a vida de outras pessoas.

"Aprendi a dar valor às histórias dos outros, a ouvir com atenção. Não tenho mais tanta pressa. Consigo me dar o luxo de doar meu tempo para, pelo menos tentar fazer o dia do outro um pouco mais alegre", diz Tatá.


Equipe do Riso: http://www.equiperiso.blogspot.com.br



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 99 - ano 6 - março de 2013)










Nenhum comentário:

Postar um comentário