terça-feira, 28 de outubro de 2014

Coração protegido - Amanda Araújo


A hortaliça do momento também diminui os níveis de colesterol e previne outras doenças cardíacas

Sim, a couve também faz bem ao coração! Devido à sua grande variedade de fitoquímicos, glicosinulatos e antioxidantes, a hortaliça ajuda a combater as placas de gordura presentes nos vasos sanguíneos e fortalece o músculo cardíaco. Dessa forma, ela previne doenças como hipertensão arterial, hipercolesterolemia e infarto, doenças que podem atingir pessoas acima de 40 anos, que possuem fatores genéticos desfavoráveis como casos de cardiopatias de parentes próximos, obesidade e outros fatores como explica a nutricionista Solange Ventura: "é necessário fazer controle periodicamente. Existem outros fatores como sedentarismo, tabagismo, álcool em demasia, alimentação inadequada que em conjunto ou isoladamente, são fatores de risco para desenvolvimento de uma doença cardíaca".

Combate o colesterol ruim

Ele é uma substância gordurosa presente no organismo, mas, sua grande quantidade no sangue pode causar diversos problemas, principalmente no coração. O colesterol ruim, também conhecido como LDL, pode se acumular por fatores hereditários, má alimentação - que inclui o consumo exagerado de frituras e alimentos gordurosos -, fatores referentes à idade ou ao sedentarismo. Seu perigo está em ter uma ação totalmente silenciosa. Mas, além do tratamento com remédios, os níveis do LDL podem ser diminuídos com a boa alimentação e é aí que a couve entra em jogo! Por conter altos níveis de antioxidantes e ser rica em fibras, o consumo da verdura pode sim, diminuir os níveis do colesterol ruim. Mas atenção: o acompanhamento de um profissional é fundamental na prevenção e no tratamento do problema.

Consuma da forma correta!

Para se beneficiar dessas propriedades da couve, é necessário consumir corretamente. Por ser rica em fibras, cálcio, vitaminas e minerais, seu consumo diário é fundamental - cerca de uma xícara de (chá) por dia. Segundo a nutricionista Solange Ventura, é possível inclui-la em sucos de frutas e shakes, consumindo de forma crua para não perder tantas propriedades. A nutricionista Talitta Maciel também indica seu consumo de forma crua, sendo acrescentada em saladas e sucos, como nessa receita indicada pela profissional, que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Suco contra hipertensão

Ingredientes:

2 laranjas descascadas
3 folhas de couve lavadas e com talo
1 colher (sopa) de salsinha
1 litro de água

Modo de fazer:

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque-as no liquidificador. Acrescente a couve, a salsinha e a água. Depois de bater, coe. Consuma 1 copo ao dia, de preferência no café da manhã.



(texto publicado na revista Os milagres da Couve)








Nenhum comentário:

Postar um comentário