terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dieta: Mito ou verdade? - Lara Vendramini (com a consultoria do endocrinologista Antônio Minuzzi e do educador físico Mário Pozzi)


Diferencie lendas de fatos e aprenda como se dar bem no mundo do emagrecimento, escapando das ciladas e seguindo orientações eficientes

Não existe solução mágica. Para atingir o peso ideal, seguir uma alimentação balanceada e fazer exercícios é o melhor negócio. Porém, quem está disposto a emagrecer precisa fugir de várias armadilhas para não prejudicar todo o esforço. Diferencie o que é pura lenda ou fato na briga contra a balança.

Suar emagrece

Mito: Muitas pessoas acreditam que quanto mais transpiram, mais garantida é a perda de peso. O suor não tem nenhuma ligação com a queima de gordura, pois só se perde água e sais minerais. "É um grande erro pensar que diminuindo a quantidade de água corporal posso estar emagrecendo", explica o educador físico Mário Pozzi.

Quando se fala que uma pessoa perdeu, por exemplo, 3 kg durante uma competição, na verdade, o que eliminou foi meramente água e sais minerais, sendo resultado até de uma falta de suplementos durante a prova. A simples ingestão de água depois já faz o peso voltar ao normal. "Emagrecimento está relacionado a balanço calórico, ou seja, gastar mais calorias por dia do que se ingere. Portanto, o suor não tem nada a ver com isso", alerta Pozzi.

Homens emagrecem mais fácil que mulheres

Mito: A famosa crença feminina é errada, já que o gasto calórico é igual para todos. No geral, o homem tem menos gordura que a mulher e mais massa muscular. "Se colocássemos homens e mulheres, com o mesmo perfil corporal, o gasto seria o mesmo. Mas as diferenças em força e em gordura podem fazer com que o homem tenha uma facilidade para perder peso", esclarece o educador físico.

Abdominal não queima a gordura da barriga mais rápido

Verdade: A perda de gordura corporal é geral. O abdominal é responsável por fortalecer a região. Algumas pesquisas atuais têm mostrado uma maior utilização de gordura na região exercitada intensamente em relação ao corpo todo. Entretanto, são pesquisas novas e ainda não podemos afirmar isso. Por enquanto, é necessário colocar o músculo abdominal para treinar de verdade, como outro músculo corporal qualquer. Com peso, respeitando séries, repetições e sobrecarga. Isso sim aumenta bastante a força desse grande músculo e melhora o perfil da pessoa.

Para emagrecer pode comer tudo o que gosta

Verdade:  Sim, mas deve haver extrema moderação. Para quem precisa perder uma grande quantidade de peso, deve-se eliminar totalmente o açúcar, pão, arroz e álcool no primeiro mês. A conscientização é fundamental.

Dietas menos calóricas são mais eficientes

Mito: Não necessariamente. Uma dieta hipocalórica faz com que a pessoa perca massa óssea e muscular. "Dietas desregradas e sem acompanhamento podem prejudicar o indivíduo ao invés de ajudá-lo", observa o endocrinologista Antônio Minuzzi.

Comer muito num dia e fazer jejum no outro não é eficiente para emagrecer

Verdade: Verdade! Quem pensa o contrário pode ter problemas de saúde e imunidade. A dieta equilibrada é fundamental. É preciso alimentar-se várias vezes ao dia com porções balanceadas de carboidratos.

Comer assistindo TV não engorda

Verdade: "O que engorda é não ter uma alimentação saudável e regrada e não praticar atividades físicas diariamente", desmistifica o endocrinologista.

Comer à noite não engorda mais

Verdade: "O que importa é a quantidade de calorias que a pessoa ingere e queima", indica Minuzzi. Existem indivíduos que são considerados "metabolicamente magros" e podem comer muito sem transformar o que ingere em gordura. Os que não têm essa propensão devem sempre manter uma dieta regrada.

Obesos só vão emagrecer tomando remédios

Mito: O principal são os tratamentos comportamentais. "É preciso entender que o obeso deve mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios físicos diariamente", informa o endocrinologista.

Praticar exercícios em jejum queima melhor a gordura

Mito: "O jejum atrapalha (e muito!) o resultado da atividade e, consecutivamente, a perda de peso. A pessoa em jejum pode ter uma hipoglicemia (falta de glicose no organismo), passar mal e até mesmo desmaiar", explica o educador físico. Procure comer alguma coisa - como um lanche, barra de cereal, suplementação esportiva, etc. - pelo menos 2 horas antes da atividade. A alimentação é importante, até porque o organismo também gasta calorias para queimar o alimento ingerido. Quando você fica grandes períodos sem se alimentar, o gasto calórico cai. Pense que o organismo é econômico. Se ficar sem treinar ou sem comer, o metabolismo não tem perda calórica. O organismo se protege e diminui o gasto devido à falta de alimento.




(texto publicado na revista Você Saudável nº 11 - ano 2 - 2012)








Nenhum comentário:

Postar um comentário