sábado, 12 de setembro de 2015

A mensagem da Disney


Personagens fictícios advertem para problemas reais

Os desenhos da Disney não foram concebidos apenas como diversão para pais e filhos. Os personagens provocam reflexões sobre um problema real e cada vez mais em evidência: a preservação ambiental. A tese é do pedagogo David Whitley, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Em seu livro The Idea of Nature in Disney Animation (A Ideia de Natureza nos Desenhos da Disney), Whitley afirma que as histórias animadas ajudam a "desenvolver uma consciência crítica em relação às questões ecológicas",diz a BBC.

A partir de agora os futuros filmes animados do estúdio deverão ser interpretados de outra maneira. Whitley divide as mensagens ecológicas dos desenhos animados em dois períodos principais:

1937-1967 - Sob o comando de Walt Disney, produções como Branca de Neve, Cinderela, Bambi e A Bela Adormecida mostram uma natureza idílica em contraste a uma civilização humana decadente. Com a amizade dos animais, os heróis reveem conceitos e se renovam. As crianças da época eram encorajadas a proteger esse mundo selvagem, porém aprazível e redentor.

Desde 1967 - Com direção do executivo-chefe Michael Eisner, os filmes da Disney passam outro recado: os humanos não tendem mais a restaurar a ordem do mundo, e sim a fazer parte dele. O marco dessa fase é Mogli, o Menino Lobo, O Rei Leão e Procurando Nemo (este da produtora Pixar, associada à Disney) são exemplos da interação dos animais com a natureza, que por vezes dispensa os humanos.




(texto publicado na Revista da Semana edição 31 - ano 2 - nº 13 - 7 de abril de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário