segunda-feira, 30 de junho de 2014

7 razões para sermos mais como gatos (Linkanimal)

Se seguíssemos os exemplos dos gatos, nos importaríamos menos com coisas irrelevantes, teríamos mais autoconfiança e dormiríamos mais

Foi o autor britânico Charles Dickens quem perguntou "existe melhor presente do que o amor de um gato?" Gatos, através do seu exemplo, educam os seus donos a amarem e respeitarem a si mesmos. O que ensinam eles sobre respeito a si próprio e valores é um presente para qualquer ser humano.

Abaixo, estão algumas razões que mostram que deveríamos ser mais como os gatos.

1) Gatos só reagem a elogios e ignoram punições

Gatos ignoram broncas e respondem somente a elogios e reforços positivos. Eles sabem quando recebem broncas e lembram de como foram tratados pelo donos por longos períodos de tempo. Porém, para treinar um gato, somente com incentivos positivos, pois uma bronca fará com que o gato te ignore no futuro.

2) Gatos reservam carinhos especiais para quem eles amam

O gato não trata todo mundo igualmente. Eles reservam seu amor e carinhos especiais apenas pra quem amam. Sendo assim, gatos agem diferente quando estão com os seus donos e destinam um miado somente para quem eles amam.

3) Gatos evidenciam quando confiam em outros felinos e em seus donos

Os gatos só cumprimentam outros gatos pelo nariz quando se sentem suficientemente seguros para a aproximação. Isso porque esse tipo de abordagem auxilia os felinos a fazerem o reconhecimento facial e captar informações sobre o outro gato, mas também coloca os dois gatos em uma posição vulnerável.

Gatos que cumprimentam os seus donos desta forma, principalmente quando acompanhado de outras demonstrações de carinho, expressam amor e confiança.

4) Gatos usam todas as suas habilidades para conquistar os seus objetivos

Diferentemente de outros animais, os gatos param e utilizam todos os seus sentidos na hora de caçar. Sendo assim, eles enxergam movimentos que ninguém vê, escutam sons ultrassônicos e cheiram a sua presa como poucos. Ao utilizar as suas habilidades, ele se torna um grande caçador, capaz de pegar presas "invisíveis" para outros animais.

5) Quando eles não gostam de alguma coisa, os gatos avisam

Em alguns casos, os gatos toleram comportamentos dos donos, mesmo não concordando ou não gostando do mesmo. Porém, eles sempre respeitam os seus limites e avisam quando não estão a fim. Seja com uma mordidinha ou um miado, gatos comunicam com sua linguagem corporal quando estão infelizes com uma situação.

"O gato tem uma honestidade emocional absoluta; o ser humano, por um motivo ou outro, pode esconder os seus sentimentos, mas o gato não os esconde." - Ernest Hemingway

6) Eles acreditam em si mesmo

Às vezes os gatos encaram o impossível, como pular dois metros de uma cadeira até a mesa. E embora eles caiam dezenas de vezes, eles nunca desistem. Assim, eles tiram barreiras da sua frente e, apesar das derrotas temporárias, eles acreditam em si mesmos, tentam novamente e seguem em frente.

7) Os gatos descansam quando precisam

Depois de brincar ou passar algumas horas acordados, os gatos respeitam o seu cansaço e vão dormir quando precisam. Eles adequam a sua rotina à de seus donos, de forma a conseguir fazer tudo o que querem durante o dia sem perder o sono. Por exemplo, em casos em que o dono chega em casa tarde, muitos gatos tendem a passar o dia dormindo para poder aproveitar a noite com o dono.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário