segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cachorros agressivos (Linkanimal)

Entenda mais sobre cachorros agressivos e outros problemas de comportamento no Linkanimal!

Você tem que adestrar cães agressivos? Por que o cachorro está mordendo e atacando as pessoas? O que fazer quando o seu cachorro é muito bravo com outros cães e até mesmo com você? Quais as causas da agressividade mais comuns e como tratar esse problema de comportamento? Veja dicas de adestramento e entenda um pouco mais sobre cachorros agressivos.

Um cachorro pode ser considerado agressivo caso ele apresente atitudes ameaçadoras direcionadas a outros seres vivos, isso inclui, rosnar, morder, etc. Agir agressivamente é natural para os cães e geralmente este comportamento possui uma causa bem clara.

Por que os cães ficam agressivos?

A reação agressiva é instintiva nos cães. Existem diversas circunstâncias que podem causar agressão. O que os donos devem compreender é que cães utilizam a violência para certos tipos de interações sociais.

Um cão é um animal que vive em bando, e no bando os cachorros  têm posições hierárquicas diferentes. O líder do bando, o chamado macho alfa, pode querer se impor sobre os outros e para isso pode utilizar agressividade. Obviamente há uma série de outras situações que podem causar agressividade. Veja a seguir algumas delas.

Quais são as causas do comportamento agressivo em cães?

Existem diversas causas para a agressividade canina. Algumas delas são:

- Causa médica: o exemplo mais comum é a dor. Cães com dor podem reagir agressivamente quando alguém encosta no local da ferida.

- Agressão entre machos: ocorre quando dois cães brigam por liderança, para se impor.

- Agressão por dominância: os cães, assim como os lobos, apresentam uma estrutura de organização hierárquica. Isso quer dizer que há sempre um líder do bando. Às vezes o cachorro pode tentar utilizar a agressão para se impor como líder do bando. Este problema pode ocorrer quando os donos não conseguem mostrar ao cão quem é o líder, ou seja, que quem manda é o dono e não o cachorro.

- Agressividade por medo: cachorros com medo podem reagir agressivamente. Quando o cachorro se sente sem saída, leva um susto ou está recebendo castigo corporal severo ele pode reagir com violência.

- Agressão por marcação de território: o cachorro protege aquilo que considera território do bando. Quando pessoas ou animais tentam entrar no território do cão, ele pode agir agressivamente para defendê-lo. Este tipo de agressão também pode ocorrer caso o cão perceba que alguém está ameaçando algum membro de sua família/bando, como o seu dono. Um exemplo de agressão territorial pode acontecer quando o cão responde agressivamente no momento em que você tenta se aproximar de sua comida.

- Agressão maternal: cadelas com filhotes podem ficar agressivas caso alguém se aproxime dos filhotes dela.

- Agressão predatória: causada pelo instinto de caça do cachorro, direcionada para seres vivos que o cão considera como presa.

Como adestrar a agressividade de um cachorro?

Existem diversas maneiras de tratar a agressividade em cães. Existe um tratamento mais adequado para cada causa de agressividade, a solução mais adequada varia de caso para caso.

Primeiro, leve seu cão ao veterinário. Se a causa da agressividade for médica, como dores, o veterinário poderá tentar identificar se algo físico está causando a agressividade do cachorro. Em caso positivo, trata-se a causa médica para que o cão deixe de ficar agressivo.

Caso a agressividade do cão seja gerada por questões comportamentais não-médicas, pode-se recorrer a técnicas de modificação do comportamento animal, junto com um especialista em comportamento de cachorros, que pode ou não ser um veterinário.

Alguns veterinários podem querer recomendar medicamentos para ajudar no controle da agressividade. Exemplos destes medicamentos são antidepressivos, inibidores de serotonina, dentre outros.

Outra solução que às vezes é utilizada é a castração do animal. Em certos casos, ela pode resolver o problema.

Em casos mais graves, pode ser muito difícil reeducar o cão, e os donos devem pensar na possibilidade de doar o cão. Esta é uma solução radical, mas que às vezes é necessária em casos onde a agressividade do cachorro esteja colocando a saúde da família em risco.

A agressividade em cães é um problema grave e deve sempre ser tratada por profissionais qualificados. Nunca tente tratar deste problema sozinho, procure sempre orientações de veterinários.

O que você pode fazer enquanto o adestramento não chega

A maioria dos treinadores concorda que o dono do cachorro deve sempre se impor e se destacar como o "líder do bando". O dono deve fazer valer a relação de subordinação que os cachorros compreendem, em hipótese alguma o cão deve acreditar que está hierarquicamente acima de seus donos.

A primeira coisa a fazer é evitar colocar o cão nas situações em que ele se torna agressivo, esta é a  técnica da "evitação". Se, por exemplo, o seu cachorro fica violento quando você se aproxima dele enquanto ele está comendo, evite este tipo de aproximação.

Exemplos de situações que devem ser evitadas são: se aproximar do cão enquanto ele dorme, se alimenta ou esteja roendo seu ossinho, dentre outras. Evite também situações que assustem o cão. Evite bater no cão ou tentar reagir agressivamente quando ele ficar violento, isso pode só piorar as coisas.

Deve-se considerar isolar o cão de pessoas de fora da família com quem ele não esteja acostumado. Não se deve deixar o cachorro interagir com crianças sem supervisão de adultos. As crianças devem receber orientação de como lidar com cachorros, deve ficar claro que não se deve chegar perto de cachorros enquanto eles estão se alimentando, por exemplo.

Como medida provisória pode ser útil colocar uma focinheira no cachorro sempre que sair para passear, estiver com convidados em casa ou em outras situações de risco. Em alguns países, a lei obriga o uso da focinheira em locais públicos. No Brasil, por exemplo, algumas raças de cachorros devem passear na rua com focinheira obrigatoriamente.

Mantenha o cachorro preso pela coleira mesmo quando está em casa, pode ajudar a prevenir possíveis acidentes.












Nenhum comentário:

Postar um comentário