domingo, 15 de junho de 2014

Pedalar é opção para quem quer emagrecer - João Paulo Dias Neto


Um esporte que vem  ganhando cada vez mais adeptos é o ciclismo e, como qualquer outra modalidade esportiva, gera uma demanda metabólica que eleva muito o gasto energético não só durante a atividade, ms  também várias horas depois, dependendo da intensidade do esforço. Traduzindo: pedalar emagrece!

O ciclismo é um dos esportes mais praticados no mundo, principalmente na Europa. Seja para passeio, transporte ou treinamento, todos ou quase todos já tiveram ou têm uma bicicleta. "Pedalar, como qualquer outra atividade de resistência aeróbica, é a única forma de emagrecer com saúde e de forma definitiva, uma vez que, associado a uma boa alimentação, estimula a redução de gordura corporal e manutenção da massa magra (músculos)", afirma João Paulo Dias Neto.

Dependendo do nível de treinamento de cada indivíduo, é possível facilmente consumir 1500 - 2000 kcal em 1h30 ou 2h de atividade, o que é impossível perder só com a alimentação balanceada. "Atletas de alto rendimento chegam a perder 6000-7000 kcal durante uma prova ciclística", diz João Paulo.

Pedalar, além de servir como uma atividade lúdica, pois é possível visitar uma série de locais que caminhando seria muito longe, ou que seria impossível chegar de carro, também promove uma série de alterações fisiológicas, bioquímicas e biomecânicas no corpo, deixando-o mais apto às atividades do dia a dia. "Pensando em um ciclista recreacional que vai pedalar duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, temos melhorias no sistema cardiovascular e respiratório, ajudando no controle da pressão, colesterol, entre outros", diz João Paulo.  O grande trunfo do ciclismo frente a outros esportes está na falta de impacto, o que permite que praticamente todo tipo de pessoa possa praticar de forma segura, seja ela obesa ou tenha alguma limitação articular, desde que a sua bicicleta esteja bem ajustada.

Mas é preciso alguns cuidados para fazer dessa atividade algo seguro. João Paulo cita o uso de sinalização - luzes brancas na frente e vermelhas atrás para que os motoristas, motociclistas ou mesmo outro ciclista sejam capazes de avistá-lo mesmo a longa distância.

Alguns ciclistas chegam a usar coletes refletivos para serem mais visíveis, principalmente à noite. Capacete e luvas são equipamentos muito recomendados. "Outro cuidado importante é a respeito do comportamento do ciclista, conhecer e respeitar as leis de trânsito nacionais (mesmo elas estando atrasadas em relação aos transportes ecológicos). Nos dias muito quentes ou para pedaladas mais longas, não se esqueça de levar água ou bebidas isotônicas para se reidratar", diz João Paulo.

E como escolher o calçado ideal? Segundo João Paulo, existem calçados apropriados para a prática do ciclismo, mountain bike e outras modalidades. Normalmente esses calçados apresentam solado bastante rígido, feito em nylon ou em fibra de carbono, recoberto com borracha, para evitar escorregões do ciclista quando estiver fora da bicicleta. "Esses calçados também contêm um local específico para parafusar tacos, que são encaixes próprios para o pedal. Dessa forma é possível ao ciclista forçar o pedal para todas as direções, fazendo da bicicleta uma extensão do seu corpo", diz ele.

"Para começar é recomendado não usar os pedais de encaixe, pois é comum ter alguma dificuldade para soltar o pé, já que o movimento de soltar não é mais puxado, e sim torcendo o pé para o lado. Assim que elevar o volume e a intensidade de treinos, aí sim é recomendado usar os pedais de encaixe, mas com muito cuidado. Procure treinar o uso da sapatilha antes de sair para as primeiras pedaladas com elas", explica ele.

"A bicicleta é uma das melhores formas de se conhecer um lugar, pois com ela você vai mais rápido do que a pé, e mais lento do que de carro, além disso, tem acesso a vários lugares que não teria de carro, sendo possível explorar uma cidade turística de forma mais intensa, motivo pelo qual o cicliturismo vem crescendo tanto. Quem não gosta de bike é porque não conhece, mas saliento aqui novamente a necessidade de procurar um profissional especializado que possa lhe ajudar a montar uma programação de treino específica", finaliza ele.

Dicas para quem está começando

- Sempre usar equipamento de proteção (capacete, luzes para ser visto) e respeitar as leis de trânsito SÃO OS CUIDADOS INICIAIS. Infelizmente o maior problema para o ciclista é o desrespeito dos motoristas.

- Cuidados com o início dos treinos: sempre iniciar com calma, elevando volume e intensidade aos poucos.

- Cuidar sempre do ajuste da bicicleta. Ela deve se encaixar a você. Um selim um pouco mais baixo ou um pouco mais para a frente pode gerar sérios problemas nos joelhos, e o cuidado em manter a bicicleta ajustada é essencial. Hoje em dia existem muitos profissionais se especializando em ajustar as medidas da bike para o ciclista.

- Cuidar do seu equipamento e manter a manutenção em dia vai garantir que você não fique na mão. Assim, quando apertar o freio, a bike vai parar.




(texto publicado na revista Divino Fogão nº 9 - out/nov/dez de 2013)






Nenhum comentário:

Postar um comentário