sábado, 28 de junho de 2014

Visite museus sem sair de casa - Lucas Vasconcellos


Selecionamos sites (e até um aplicativo) em que é possível fazer passeios em 3D por alguns dos museus mais bacanas do mundo. Vale a pena!

Museu Nacional de História Natural 

Situado em Washington (EUA) e palco do filme Uma Noite no Museu, possui um rico acervo com espécies animais dissecadas e uma sala destinada a dinossauros. A navegação é bem simples (abr.ai/natural).

Museu do Louvre

Você não precisa ir a Paris para conhecer o famoso museu. Pelo site, dá para "passear" pelas salas e conhecer obras como a Monalisa. Embora a navegação não seja das mais fáceis, vale a experiência (abr.ai/louvre).

Museu Oscar Niemeyer

A instituição de Curitiba (PR) disponibiliza em seu site tours pelas 270 mostras que passaram por lá. Tem Anita Malfatti, Di Cavalcanti e até Modigliani, por exemplo. E o melhor, tudo em português (abr.ai/niemeyer).

Galeria Nacional de Londres

Principal pinacoteca da capital inglesa, existe desde 1837 e tem mais de 2.00 obras, de artistas como Van Gogh, Monet e Caravaggio. No passeio virtual, você vai do período medieval ao impressionismo (abr.ai/londres).

Era Virtual

É um achado, pois reúne diversas instituições brasileiras como o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), e a Casa de Cora Coralina, em Cidade de Goiás (GO). É só clicar e apreciar (abr.ai/brasileiros).

Instituto Cultural do Google

Aqui é possível conhecer coleções brasileiras como as de Inhotim, maior museu a céu aberto do país, em Minas Gerais, e de lugares importantes como a Casa Branca, nos Estados Unidos, e o Palácio de Versalhes, na França (abr.ai/cultural).

Tem até museu disponível no celular!

O famoso Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA), também conhecido como MoMA, tem um aplicativo bem legal para quem quiser conhecer o museu via celular. O local, que tem seis andares e é considerado o maior arquivo de arte moderna do mundo, tem milhares de obras, e dá para ver 32 mil deles no aplicativo, entre elas A Noite Estrelada, de Van Gogh. O tour inclui áudio em português! Gratuito e disponível para Android e IOS.

Nem se preocupe se o inglês não está afiado. Em geral, a navegação nos sites é simples. Se tiver dúvida, recorra aos tradutores online, como o Google Tradutor (abr.ai/tradutor).



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 768 - 20 de junho de 2014)















Nenhum comentário:

Postar um comentário