Selecionamos sites (e até um aplicativo) em que é possível fazer passeios em 3D por alguns dos museus mais bacanas do mundo. Vale a pena!
Museu Nacional de História Natural
Situado em Washington (EUA) e palco do filme Uma Noite no Museu, possui um rico acervo com espécies animais dissecadas e uma sala destinada a dinossauros. A navegação é bem simples (abr.ai/natural).
Museu do Louvre
Você não precisa ir a Paris para conhecer o famoso museu. Pelo site, dá para "passear" pelas salas e conhecer obras como a Monalisa. Embora a navegação não seja das mais fáceis, vale a experiência (abr.ai/louvre).
Museu Oscar Niemeyer
A instituição de Curitiba (PR) disponibiliza em seu site tours pelas 270 mostras que passaram por lá. Tem Anita Malfatti, Di Cavalcanti e até Modigliani, por exemplo. E o melhor, tudo em português (abr.ai/niemeyer).
Galeria Nacional de Londres
Principal pinacoteca da capital inglesa, existe desde 1837 e tem mais de 2.00 obras, de artistas como Van Gogh, Monet e Caravaggio. No passeio virtual, você vai do período medieval ao impressionismo (abr.ai/londres).
Era Virtual
É um achado, pois reúne diversas instituições brasileiras como o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), e a Casa de Cora Coralina, em Cidade de Goiás (GO). É só clicar e apreciar (abr.ai/brasileiros).
Instituto Cultural do Google
Aqui é possível conhecer coleções brasileiras como as de Inhotim, maior museu a céu aberto do país, em Minas Gerais, e de lugares importantes como a Casa Branca, nos Estados Unidos, e o Palácio de Versalhes, na França (abr.ai/cultural).
Tem até museu disponível no celular!
O famoso Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA), também conhecido como MoMA, tem um aplicativo bem legal para quem quiser conhecer o museu via celular. O local, que tem seis andares e é considerado o maior arquivo de arte moderna do mundo, tem milhares de obras, e dá para ver 32 mil deles no aplicativo, entre elas A Noite Estrelada, de Van Gogh. O tour inclui áudio em português! Gratuito e disponível para Android e IOS.
Nem se preocupe se o inglês não está afiado. Em geral, a navegação nos sites é simples. Se tiver dúvida, recorra aos tradutores online, como o Google Tradutor (abr.ai/tradutor).
(texto publicado na revista Viva! Mais nº 768 - 20 de junho de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário