segunda-feira, 30 de junho de 2014

Por que a coleira de gato deve ter sino? (Linkanimal)


Sinos nas coleiras de gatos alertam os donos sobre o local do felino, reduzem mortes e ajudam a encontrar animais perdidos

Coleiras com sinos oferecem benefícios aos donos e ao meio ambiente e devem ser usadas por  todos os gatos, independente de morarem em apartamento ou em casa. Estudos apontam que os gatos domésticos, por conta de seu apurado instinto de caça, são responsáveis pela redução populacional de diversas espécies de pássaros e roedores nativos.

Esse comportamento é visto em somente 25% dos gatos, normalmente os que tem acesso à rua e encontram estímulos mentais fora de casa. Nesses gatos, a caça é abandonada mais de 50% das vezes, mostrando que o comportamento do animal é uma forma de distração.

Porém, com donos responsáveis, a convivência entre gatos e fauna nativa é possível com alguns simples passos.

1) Coleiras com sinos alertam animais sobre a presença do gato

Estudos revelam que gatos que usam coleiras com sinos matam 50% menos animais. O sino da coleira age como um alerta para os animais e os permitem, em vários casos, fugir antes de serem atacados. De acordo com um estudo da Universidade do Otago, apesar de não eliminar o problema, colocar o sino na coleira dos gatos é um primeiro passo para reduzir a quantidade de pássaros e roedores que morrem anualmente.

O sino também permite que donos de gatos saibam aonde os seus animais estão, quando próximos uns dos outros. Isso é útil principalmente à noite, quando é mais difícil identificar a localização do gato. Ao mesmo tempo, por saber aonde o gato está, os donos podem prevenir alguns comportamentos indesejáveis por parte dos gatos, como atacar o pé dos donos por debaixo da cama. Sendo assim, os pequenos sinos também podem ser úteis para ajudar a melhorar esse desvio de comportamento.

Um fato curioso é que gatos que convivem com felinos que possuam coleira com sino evitam brincar com objetos que emitam um som semelhante. Isso porque os animais entendem e identificam o som do sino como característico do seu "amigo".

2) Coleiras coloridas são facilmente vistas por pássaros e outros animais

Depois de um tempo usando a coleira, os gatos aprendem como ela funciona e começam a travar a sua cabeça para evitar barulho. Mas, para contornar isso, basta colocar uma coleira que, além de ter sininhos, é bastante colorida. Isso ajuda porque pássaros procuram comida e material para os seus ninhos com os olhos e, portanto, tem uma visão bastante apurada.

3) Incentive o seu gato a se divertir com brinquedos

Gatos, naturalmente, caçam por conta da forte presença de seus instintos. Sem nenhum estímulo mental que exercite esses instintos em casa, o gato procura outros meios de fazê-lo. Normalmente, ao olhar pela janela, ele vê vários animais e objetos que chamam a sua atenção e, assim, se distraem por horas.

Vale notar que somente 25% dos gatos caçam outros animais. Normalmente, esses são os gatos que têm fortes instintos de caça e passam o dia sozinhos sem brinquedos, companhia ou outros estímulos mentais. Muitas vezes eles se viram para a caça por não terem outras maneiras de se distrair. Das diversas iniciativas que os donos podem tomar, oferecer brinquedos ao gato e, se possível, trazer outro gato para casa para promover interação e companhia, são as mais interessantes.

Pelos motivos acima, os brinquedos são extremamente importantes, não somente para o desenvolvimento e bem estar do animal, mas também para a manutenção da biodiversidade nativa das regiões onde vivem. Considere essa dica, pois a responsabilidade de promover o bem estar e a integração entre espécies está, inclusive, nas mãos dos donos.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário