terça-feira, 17 de junho de 2014

Proteja seu bicho da explosão de fogos - Juliana Ravelli


Tem animal de estimação que se apavora só de escutar o locutor gritar "gol", porque já sabe que a barulheira dos fogos de artifício vai começar. Descubra como ajudá-lo durante os jogos

Animais têm a audição muito mais apurada do que a nossa, por isso sons altos e agudos incomodam tanto, mesmo quando parecem baixos para nós!

Quais são os perigos reais?

Os bichos que já estão doentes podem sofrer até morte súbita. Se eles tiverem desmaios e convulsões, fique alerta. É fácil notar quando alguma coisa está errada: gatos - e principalmente cães - costumam ficar inquietos, salivar demais, ter aceleração de batimentos cardíacos e respiração ofegante.

Outros grandes riscos são os ferimentos causados em acidentes. Na hora da barulheira, o animal sai correndo em busca de um lugar seguro. Nesse trajeto, pode pular de uma janela, derrubar móveis, se cortar ao querer atravessar portas de vidro, se entalar em grandes ou ser atropelado ao fugir para a rua.

O desejo de escapar também pode fazer o bicho se perder na rua e é difícil achar o caminho de volta para casa depois.

O que fazer em dia de jogo?

Deixe seu cão ou gato dentro de casa, ou em um cômodo seguro, o mais isolado possível do barulho. É importante que alguém o supervisione.

Caso ele se enfie em algum canto, deixe-o lá até se acalmar e ter confiança para sair.

Durante o jogo, ponha algum som com o qual ele esteja acostumado (pode ser música) no ambiente em que ele estiver. Tente ainda fazer coisas que seu bicho gosta, como brincar com bolinha ou ossinhos.

Mantenha todas as portas que dão acesso à rua bem fechadas.

Em casos extremos, os animais podem ser medicados para diminuir a ansiedade. Mas isso só pode ser feito com orientação de um veterinário.

Como evitar essa tensão?

1) Desde cedo, os filhotes podem ser treinados para se acostumar à barulheira. Você pode apresentar sons (de fogos, trovões e secador de cabelo) aos animais como parte da rotina.

2) Uma dica é baixar barulhos de fogos na internet ou gravá-los. Então, toque-os com certa frequência, cada vez mais alto, para o bicho ir se habituando aos poucos.

3) Você pode tentar o mesmo procedimento com animais adultos, mas nesse caso é mais difícil curá-los do medo. Colocar os sons para tocar só reduz um pouco as reações que podem deixá-los em perigo.

3 atitudes proibidas

1) Demonstrar medo para seu animal só piora a situação. Quando os fogos começarem, mantenha a tranquilidade e converse com ele demonstrando segurança na voz. Se ficar desesperada também, ele ficará mais amedrontado. Tenha calma e aja como se os fogos fizessem parte da vida normal.

2) Tentar pegar o animal no colo na hora em que ele quiser escapar para um esconderijo pode render até uma mordida. Não demonstre dó, transmita serenidade.

3) Prender o cão na coleira para evitar fuga. Em pânico, alguns animais podem se debater e até se enforcar.

Meu bicho é normal?

Barulho alto e inesperado pode representar situação de perigo para cachorros, gatos e até aves. Por isso, é natural que tenham medo de fogos de artifício. Normalmente, eles se recuperam do susto em pouco tempo.

Há bichos, no entanto, que demonstram pavor exagerado e persistente. É aí que mora o perigo. Nesse caso, leve ao veterinário para analisar a questão.





(texto publicado na revista AnaMaria nº 922 - 13 de junho de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário