sábado, 28 de junho de 2014

Proteja-se de tanta informação - Silvia Regina


Vamos combinar que essa história de viver sempre conectada facilitou a vida, mas nos deixou mais ansiosas e doentes. Saiba como combater esse mal da modernidade

Não há como negar que a modernidade ajuda no dia a dia. Você faz compras pela internet, consegue ver seus e-mails pelo celular, tem a informação de que precisa na palma da mão. Mas tudo isso também está tornando as pessoas mais ansiosas e doentes. É o que defende o psiquiatra Augusto Cury no livro Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século (Ed. Saraiva, R$ 14,90). Para ele, o estar conectado o tempo todo está levando as pessoas a desenvolver a síndrome do pensamento acelerado (SPA), um tipo de ansiedade. "O excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiperpensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade", revela. O pior, segundo ele, é que, em níveis diferentes, todo mundo sofre um pouco desse mal. Descubra como combatê-lo e viver mais calma.

Um perigo silencioso

A ansiedade afeta a sua qualidade de vida e o corpo, claro, sente tudo isso. É comum a pessoa ter dor de cabeça, sensação de cansaço já ao acordar, dores pelo corpo, insônia e até queda de cabelo, taquicardia e aumento da pressão arterial. Viver ansiosa a longo prazo compromete a qualidade de vida e é capaz até de mudar o rumo da vida de uma pessoa. O psiquiatra Augusto Cury classifica abaixo as graves consequências da ansiedade crônica:

- Envelhecimento precoce das emoções: a pessoa é uma jovem de 20 anos, mas tem idade emocional de 90 anos, ou seja, não tem paciência para nada, reclama de tudo, não tem prazer em nada. Se identificou? Então, melhor começar a mudar isso!

- Infantilização da emoção: é o contrário da consequência acima. Ou seja, a pessoa não sabe lidar com as cobranças, não aceita limites e quer sempre tudo do jeito dela e na hora que deseja.

- Dificuldade em lidar com perdas e frustrações: o mau humor fica evidente.

- Admiração em viver perigosamente: e sem se importar com situações perigosas que a coloquem em risco.

- Imediatismo: não tem paciência para nada a médio ou longo prazo.

- Reclama da vida e da ingratidão de todos ao seu lado: não tem capacidade de agradecer a gentileza ou ajuda de outra pessoa.

Soluções imediatas

- PENSE MENOS, POR FAVOR: pare de sofrer por antecipação. A nossa mente é livre para organizar as influências que recebe, mas há fenômenos inconscientes que produzem pensamentos que podem prejudicá-la. "Pensar demais é uma bomba para a qualidade de vida. Não é saudável", diz o psiquiatra. As pessoas ficam fatigadas e sem saber o motivo disso. Encontre alguns minutos (por que não horas?) para relaxar e não pensar em nada.

- PROCURE AJUDA: se está angustiada, sente que o cansaço tomou conta (mesmo quando fez poucas atividades), não consegue se concentrar no trabalho e vive irritada, talvez seja o momento de procurar ajuda. Não tenha vergonha de consultar um psicólogo e iniciar uma terapia!

7 lições para viver mais leve

Evitar o pensamento acelerado e viver melhor, na maioria das vezes, exige só algumas mudanças no estilo de vida. Aprenda a tirar o pé do acelerador e a viver sem essa carga tão pesada:

1) Treine sua mente para admirar algo que o dinheiro não compra, como observar seu filho a desenhar ou pintar, abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos, dar carinho a quem se ama.

2) Tenha mais contato com a natureza. Caminhe ao ar livre, admire as árvores e os animais, aprecie o silêncio e o vento no rosto...

3) Faça alguma atividade lúdica, como praticar um esporte, ler um livro, contar histórias.

4) Proteja a sua emoção. Não cobre demais os outros (seja marido, sejam filhos ou amigos) nem a si mesma, isso torna a vida angustiante. Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado.

5) Aprenda a relaxar. Pare um momento do dia, esqueça tudo ao redor, respire fundo, solte o corpo e esvazie a mente.

6) Perdoe o outro e se autoperdoe.

7) Dê mais risada, não leve a vida tão a ferro e fogo. Sorria!

Ambiente contaminado

Uma pessoa ansiosa influencia o ambiente em que ela vive e os outros que estão ao seu redor. "Ela tem grande chance de traumatizar seus filhos, e irritar o marido e os colegas de trabalho, porque deixa o ambiente tenso. Ela tem baixo nível de tolerância e compromete a produtividade de todos", revela Augusto Cury. Quem está ao lado de uma pessoa com SAP também acaba ficando irritada e intolerante. Portanto, passe longe de pessoas com esse perfil, ok ?



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 768 - 20 de junho de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário