sábado, 21 de junho de 2014

Acabe com as manchas


Com soluções caseiras muito simples de fazer, você dá um basta nelas e recupera suas roupas como num passe de mágica! Confira agora as dicas para cada caso e livre-se já das marcas

O molho do macarrão que respingou na blusa, o batom que borrou o colarinho da camisa e aquele chiclete que grudou na calça e não sai nem com reza brava. Acidentes assim acontecem e quase sempre deixam suas marcas, ou melhor, manchas. Confira os truques certeiros - e simples de fazer - de Marleine Cohen, autora do livro Dicas do Fundo do Baú - Soluções Caseiras para Problemas do Dia a Dia (Editora Globo) e livre-se delas.

Molho de tomate

É possível recuperar o tecido sujo lavando a mancha com detergente neutro (1 colher de chá) diluído em um copo de água morna.

Tinta de parede

Basta colocar a mancha de molho em aguarrás e depois lavar normalmente. Se a tinta ainda estiver fresca, utilize querosene, gasolina ou benzina, para removê-la facilmente.

Tinta de cabelo

Com a peça seca, passe sabão de coco sobre a mancha até cobri-la totalmente. Use uma camada bem espessa do produto e, em seguida, jogue água fervente sobre ela. A mancha sairá rapidinho!

Vinho

Salpique açúcar imediatamente na região afetada. Depois, molhe o tecido com água fria e esfregue até a sujeira sair por completo. A seguir, lave normalmente

Batom

Você pode esfregar a área manchada com detergente de louça líquido e, em seguida, enxaguar com água morna. Se o local afetado por pequeno, umedeça um chumaço de algodão no álcool e esfregue sobre a mancha.

Graxa e piche

Elas podem sair rapidamente se você retirar o excesso com uma espátula e, depois, passar algodão embebido em benzina ou gasolina. A graxa também sai com margarina vegetal.

Chiclete

Cubra o local com uma folha de papel e passe o ferro quente por cima. A goma ficará mole e será removida facilmente. Outra opção é colocar a peça em um saco plástico e levá-la ao congelador. Deixe até o dia seguinte para o chiclete endurecer ao ponto de se descolar da roupa quase que sozinho.

Sangue

Dissolva um comprimido de aspirina num copo d'água e mergulhe a parte manchada na solução por alguns segundos. Se o sangue já secou no tecido, deixe a peça de molho por uma noite numa bacia de água fria com duas xícaras de chá de sal.

Gordura

Respingos de óleo e gordura devem ser cobertos com talco ou maisena o quanto antes e permanecer assim por, no mínimo, meia hora. Em seguida, lave bem o local e enxague.

Suor

Coloque a mancha de molho em água bem salgada ou com gotas de amoníaco. Caso prefira, utilize vinagre branco diluído em água morna. Mas, se for marcas antigas, misture sabonete com bórax em partes iguais. Dilua a pasta em um pouco de água, aplique-a sobre o local e deixe exposto ao sol por algumas horas. Em seguida, lave normalmente.

Desodorante

Umedeça uma escova macia com água oxigenada e esfregue-a na parte manchada do tecido. Aguarde alguns segundos e lave com água morna e sabão em pó.




(texto publicado na revista 7 dias com você nº 574 - 18 de junho de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário