terça-feira, 17 de junho de 2014

Dormir bem e sonhar evita doenças - Dr. Ricardo Barbosa


O sono profundo é uma espécie de "remédio natural". Veja como chegar a ele toda noite

Você rola na cama por horas tentando dormir e, quando finalmente prega o olho, sonha pouco o quase nada? Isso pode afetar a sua saúde. Quando uma pessoa dorme mal, tende a consumir mais calorias, tem riscos maiores de sofrer um derrame e até de desenvolver câncer de mama. Veja aqui como dormir melhor, sonhar mais toda noite e levar uma vida mais saudável.

Os estágios do descanso

Durante as quatro primeiras fases do sono, funções vitais do organismo, como a digestão, continuam a todo vapor. É só no quinto estágio, chamado REM - Rapid Eye Movement (em inglês, Movimento Rápido dos Olhos) que se descansa mesmo. Quem dorme oito horas por noite deve passar pelo menos duas nesse estágio.

Fatores que atrapalham

Se você comeu aquele pratão de  feijoada no jantar, abusou da cervejinha ou passou nervoso, terá uma noite com menos estágios REM e, como consequência, sonhará menos.

Filmes de  terror, de suspense ou até eróticos  também podem atrapalhar o sono. Isso porque eles estimulam demais e fazem o organismo produzir hormônios que nos deixam alertas.

Quando sonhamos?

Os sonhos só acontecem durante o estágio REM, quando estamos em sono profundo. Quem sonha pouco não está relaxado de verdade e precisa rever alguns hábitos para passar a dormir melhor.

Pessoas que se alimentam bem e fazem atividades físicas costumam dormir melhor e sonhar mais!

O que os sonhos querem dizer?

"Sonhos são sinais que a mente envia para a gente durante o sono", explica a psicóloga Marianna Protázio, de São Paulo. Eles nos fazem, de alguma maneira, reviver experiências do cotidiano. Quando acordamos, podem nos ajudar a entender os fatos de uma maneira diferente, por um novo ângulo. Em muitos casos, no entanto, precisamos da ajuda de um terapeuta para interpretar todos os recados que os sonhos trazem, mas o hábito de anotá-los e tentar compreender a relação que elas têm com fatos da nossa vida já é um ótimo exercício de autoconhecimento. Que tal deixar um caderninho o lado da cama e experimentar?

Atenção: os obesos sonham menos!

Pessoas acima do peso têm a saúde comprometida em diversos aspectos, inclusive no sono. Quando estão deitadas, a entrada do ar é dificultada por causa do acúmulo de gordura na região do pescoço. Com a respiração prejudicada, a todo momento o obeso sai do estágio REM. Com isso, sonha bem menos e acaba tendo um sono pouco reparador.

Para dormir como uma pedra e despertar bem

Segundo Ricardo Barbosa, especialista em distúrbios do sono, alguns hábitos nos ajudam a chegar ao estágio REM. Esse conjunto de atitudes recebe o nome de "higiene do sono". Confira e adote na sua vida!

- Mantenha horários constantes para dormir e acordar.

- Durma somente o necessário. Ficar muito na cama piora o sono.

- Jamais use o quarto para trabalhar, estudar ou comer.

- Se você tem insônia, evite ler e assistir televisão antes de dormir.

- Nada de cochilos durante o dia.

- Faça atividade física pelo menos quatro horas antes de se deitar.

- Procure relaxar o corpo e a mente cerca de uma hora antes de dormir.

- Fique longe de café, chá preto ou chocolate após as 17h.

- Evite tomar bebidas alcoólicas antes de ir para a cama.

- Deixe o cigarro de lado à noite. A nicotina favorece a insônia.

- Coma algo leve no jantar.

- Mantenha o quarto bem ventilado, mas protegido da friagem.




(texto publicado na revista AnaMaria nº 922 - 13 de junho de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário