sábado, 28 de junho de 2014

A arte do futebol - Ana Laura Nahas


Livro conta como nasceu - e cresceu - o esporte mais popular do mundo

De futebol todo mundo entende um pouco. Poucos, no entanto, entendem à maneira do historiador Hilário Franco Júnior, um especialista em Idade Média que viajou no tempo para explicar origens, transformações, ideologias e até a psicologia do esporte das multidões. O resultado: o livro A Dança dos Deuses, um ambicioso painel sociológico, político e cultural da modalidade esportiva mais popular do planeta, desde seu surgimento entre as elites inglesas do século 19 até hoje.

Inventado para desenvolver o físico e a disciplina, com a industrialização o futebol passou a ser praticado pela classe operária. A partir de então, surgiram times financiados por fábricas - daí nomes como Manchester United (empresa da área ferroviária) e Arsenal (de armamentos). Sua expansão esteve ligada diretamente ao poderio do império britânico. Há quem diga, porém, que o esporte tem inspiração na China de 4 mil anos atrás - lá, guerreiros relaxavam com o macabro ato de chutar crânios inimigos rumo a duas estacas de bambu fincadas no chão.

O livro, nascido de um curso que Franco Júnior ministrou entre 2003 e 2005 na Universidade de São Paulo, enfoca a mudança nas regras (não havia juiz no futebol dos primeiros tempos), seu uso político (presidentes aproveitaram a euforia coletiva para mascarar atitudes duvidosas) e até os efeitos psicológicos (por que torcedores sofrem tanto por seus times?) da arte de Pelé, Garrincha e companhia. "Se um historiador daqui a 100 anos só tivesse como fonte o noticiário esportivo, ainda assim poderia reconstituir grande parte da vida social de hoje", afirma.




(texto publicado na revista Aventuras na História nº 52 - dezembro de 2007)









Nenhum comentário:

Postar um comentário