domingo, 15 de junho de 2014

Diabetes: mal silencioso - Maiá Mendonça


O diabetes anda matando mais do que há oito anos. Nosso consultor, o endocrinologista Dr. Filippo Pedrinola, fala sobre essa doença que, infelizmente está aparecendo em crianças e preocupando os médicos

Bem+: O que é diabetes?

FP:  È uma doença que surge quando se acumula excesso de açúcar (glicose) no sangue. As principais causas do diabetes são sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

B+: Por que ele é conhecido como o "mal silencioso"?

FP: Porque, na maioria dos casos, a pessoa não sente nada na fase inicial. Cerca de 50% dos portadores não sabem que têm a doença. Daí a importância de se fazer exames periódicos.

B+: Quais são os sintomas?

FP: Os sintomas mais comuns são: boca seca, urinar demais, alterações visuais, cansaço, piora da cicatrização, fraqueza muscular.

B+: Como é feito o diagnóstico?

FP: O diagnóstico é simples e rápido, um exame de sangue que dosa o nível de glicose em jejum. No caso do resultado ser maior ou igual a 126, já se caracteriza a doença. Uma ressalva deve ser feita para gestantes, nas quais os parâmetros são outros.

B+: Existem vários tipos de diabetes?

FP: Existem dois grandes tipos de diabetes: o não insulino-dependente (antigo tipo II), que corresponde a aproximadamente 90% dos casos. É preocupante notar que um número grande de crianças está desenvolvendo diabetes tipo II, devido à obesidade e ao sedentarismo. E o insulino-dependente (antigo tipo I).

B+: O que o diabetes provoca no portador?

FP: A médio e longo prazos, podem surgir problemas como insuficiência renal, cegueira e amputações.

B+: Que tipo de cuidados tomar?

FP: O sucesso do tratamento é estabelecer uma boa "parceria" entre o médico e o paciente, porque a melhora do estilo de vida e o monitoramento dos níveis de glicose feitos em casa pelo paciente, são fundamentais para o bom controle da doença.

B+: Diabetes mata?

FP: A mortalidade por diabetes subiu 38% em uma década no Brasil. A taxa passou de 24 mortes pra 100.000 habitantes em 2006 para 28,7 mortes por 100.000 em 2010.

B+: É verdade que todo idoso terá diabetes?

FP: Com o passar da idade vai aumentando a chance de aparecer o diabetes. Um bom estilo de vida, que inclua alimentação equilibrada e atividade física regular diminui muito as chances de o idoso desenvolver o diabetes.

B+: Se a pessoa não se cuidar, o que acontece?

FP: Ela fica à mercê das complicações crônicas da doença, como o possível surgimento de insuficiência renal, diminuição da visão, falta de energia, aumento da chance de doenças cardíacas, derrame e até amputações.

B+: Diabetes tem cura?

FP: O tipo I não tem cura, ocorre devido à destruição das células beta do pâncreas, e a pessoa fica dependente do uso da insulina. Já o diabetes tipo II, em boa parte dos casos, pode ser controlado com medicação e melhora do estilo de vida. Uma esperança para o futuro inclui o uso de célula tronco para cura do diabetes tipo I. É uma luz.



(texto publicado na revista Bem+ nº 8 - jun/jul de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário