terça-feira, 17 de junho de 2014

Inimigo oculto


Além de reter líquidos em nosso organismo, o excesso de sódio - que está presente no sal e em diversos alimentos - faz um ml danado à saúde, uma vez que está associado à hipertensão e mortes por infarto e AVC

Também conhecido como sal de cozinha, o sódio prolonga a vida dos alimentos industrializados e até pode evitar cãibras e conservar o tônus muscular. No entanto, o que muita gente não sabe é que o consumo ideal de sódio por dia é de 2,8 g, o que equivale a 4 g de sal. Se ingerido em excesso, ele tende a causar danos graves à saúde e aumenta o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata... E o pior de tudo é que não devemos ficar atentas apenas à quantidade de sal presente no menu do dia a dia, já que o sódio também é utilizado em diversos outros alimentos.

Vilões da saúde

Conheça os alimentos que devem ser evitados ou cortados de vez do seu cardápio

Temperos prontos

Caldos de carne e galinha, temperos para feijão e churrasco e molhos para salada economizam tempo na cozinha, mas a praticidade nem sempre compensa. A maioria fornece tanto sódio que fica difícil respeitar o limite diário definido pela organização mundial da saúde (OMS) - o conteúdo de 1 colher (chá) rasa de sal. Um tablete de caldo de galinha fornece 2.046 g e 100 ml de shoyu , espantosos 5.024 g.

De acordo com alguns estudos, 77% do sódio que ingerimos vêm dos molhos e produtos em conserva

Programa de redução

Inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao andar, pressão sanguínea elevada e retenção urinária são alguns dos sintomas do excesso desse ingrediente no organismo. Uma dica para reduzir seu consumo é preparar os alimentos com uma quantidade de sal suficiente apenas para dar sabor, e evitar o consumo de pães, queijos embutidos e enlatados - além de retirar o saleiro da mesa. Outra abordagem é a Dieta DASH, cuja sigla em inglês significa Abordagem Dietética para Barrar a Hipertensão. Ela recomenda mais porções de alimentos naturais no cardápio. "São indicadas de oito a dez porções de hortaliças e frutas por dia, que equivale a uma concha média", recomenda Wânia Lúcia Araujo Monteiro, nutricionista e mestre pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro (RJ). "Invista ainda em carnes magras e inclua cinco porções de castanhas por semana", acrescenta.

Sopas e macarrões instantâneos

Uma "inofensiva" sopa de pacote sabor peito de frango com queijo, em porção individual, contém 644 mg de sódio. Já um pacote de macarrão instantâneo no sabor quatro queijos oferece assombrosos 1.621 mg de sódio.

Ao consumir um pacote de batatas fritas tipo chips, você ingere nada menos do que 600 mg de sódio

Queijos

O parmesão é um dos que excedem no sal: 1 colher (sopa) fornece 254 mg de sódio. O pão de queijo não fica atrás: são 773 mg de sódio em 100 g do petisco, por isso, prefira o pão de milho. E atenção aos acompanhantes: uma fatia grossa de presunto de porco reúne 308 mg. Por isso, prefira laticínios magros sem sal, por exemplo, o queijo minas frescal é uma ótima opção.

Refrigerantes

Até mesmo a versão zero do líquido contém sódio - cerca de 30 mg. Ao invés de se encher desse verdadeiro veneno, que tal trocá-lo por suco de limão? Ele tem apenas 14 calorias e um grande teor de vitamina C.

Alimentos em conserva

A salmoura dos enlatados estende seu prazo de validade por conta do sódio, mas o custo é alto: quatro "inocentes" azeitonas alcançam 344 mg dessa substância.

Tá liberado!

Em contrapartida, esses itens eliminam o excesso de sódio no organismo e devem ser incluídos em seu cotidiano:

- Banana prata - Seu potássio estimula a excreção do sódio pela urina e aumenta a circulação sanguínea.

- Iogurte desnatado - O excesso de sal estimula a excreção do cálcio pela urina. O iogurte é rico em cálcio e repõe as perdas, diminuindo, assim, os níveis de sódio no corpo.

- Linhaça - É rica em ômega 3, precursora de prostaglandina. Essa substância aumenta a excreção renal do sódio e melhora a vascularização.

- Suco de uva - Tem polifenóis e resveratrol, que estimulam a produção do óxido nítrico, melhorando a circulação.

- Laranja - A retenção hídrica facilita o extravasamento de líquido para os tecidos, gerando edemas (inchaço). Por ser fonte de potássio, a laranja possui potencial diurético.



(texto publicado na revista 7 dias com você nº 574 - 18 de junho de 2014)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário