segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A aplicação de calor e exercícios de alongamento ajudam a aliviar os sintomas da lombalgia


Conhecida como dor nas costas ou dor na coluna, a lombalgia atinge homens e mulheres e pode ser prevenida e tratada com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

É comum homens e mulheres de diferentes idades sofrerem dores e desconfortos na região lombar (parte inferior das costas), incapacitando a realização de atividades do dia a dia. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério e pode ser tratado tranquilamente com um acompanhamento profissional de saúde e com a prática de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.

A lombalgia não é uma doença e sim um tipo de dor que pode ter diferentes causas. Segundo a fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tania Fleig, é importante que todos conheçam o conceito, as causas e o modo de prevenção, pois é comum as pessoas sentirem dores na região lombar em algum momento da vida. De acordo com estudos, a prevalência das lombalgias na população em geral é entre 50% a 80%.

"São muitas as causas para as dores na lombar, dentre elas a adoção de posturas inadequadas, sedentarismo, lesões ou doenças dos discos intervertebrais ou na coluna vertebral, estresse muscular, traumas na região, entre outros problemas", explica a profissional.

Um dos tratamentos indicados é a termoterapia, através da aplicação do calor. "A aplicação do calor ao corpo resulta em aumento do fluxo sanguíneo local, promovendo relaxamento muscular e reduzindo a dor". A termoterapia pode ser realizada através de bolsas térmicas de gel ou das tradicionais bolsas para água quente em borracha, por um período de aproximadamente 20 minutos, ou de acordo com a orientação de um profissional de saúde.

A fisioterapeuta reforça que são necessários alguns cuidados para tornar o uso destes recursos mais seguro, como não aplicar o produto diretamente sobre a pele e sim envolvê-lo em uma toalha ou capa, não utilizar água fervente no caso das bolsas para água quente e não deitar sobre os produtos.

A realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular também são práticas indicadas para o tratamento da lombalgia. "A redução da flexibilidade e da força dos músculos da região do tronco pode contribuir para uma maior sobrecarga na coluna vertebral, o que pode gerar dor. No entanto, como a lombalgia pode ter diferentes causas, é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado, que recomendará quais são os exercícios mais indicados para cada situação", explica a profissional.

Exercícios com faixas elásticas são uma boa opção já que podem ser praticados tanto em casa, como ao ar livre ou na academia. Outras dicas são a utilização da Fisiobol Massagem para proporcionar relaxamento e a Bola de Cinesioterapia, que auxilia nos exercícios de fortalecimento e alongamento.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 119 - ano 8 - outubro de 2014)










Nenhum comentário:

Postar um comentário