Você já ouviu falar em Alquimia Mental? É a prática de transformar situações negativas em positivas. A prática ficou mais conhecida a partir do ano passado durante o programa americano "O que você faria?"
Sem saber que estava sendo gravado, durante uma pegadinha, um jovem americano adepto praticante da Alquimia Mental, ajudou um ator vestido de muçulmano, a trocar o pneu do carro. Quando a equipe de TV apareceu Dominic Giamo explicou: "Eu amo ajudar as pessoas". Ele mostrou o braço tatuado com o símbolo da Alquimia Mental e deu seu recado: "Ajude seus irmãos e irmãs! Amor incondicional para todas as coisas vivas. Esta é a minha política".
Veja: A Alquimia Mental não é ligada a crenças religiosas, embora seja pregada por várias religiões, sob nomes diferentes. Ela trata do pensamento positivo e mostra que pensando positivamente, você consegue enxergar oportunidades onde ninguém mais enxerga, fazendo o seu futuro mudar com atitudes simples, mas que poucas pessoas fariam.
Primeiro, é preciso limpar da sua vida, parar de falar frases que podem te sabotar, e são muito ouvidas e repetidas como:
- "Como sou desastrado (a)!"
- "Tô pobre."
- "A vida tá difícil."
- "Dinheiro não cai do céu, nem nasce em árvore."
- "É bom demais pra ser verdade."
- "Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece."
- "Desgraça pouca é bobagem."
- "Só comigo que acontecem essas coisas. Deve ser urucubaca."
- "Não tenho sorte."
- "Tenho medo do que pode acontecer."
- "Vou tentar, mas não sei se vou conseguir."
- "Isso é muito complicado para mim."
- "Sou feio (a)."
- "Tô velho (a)."
- "Sou tímido (a) e inseguro (a)."
- "Tem coisa que não dá pra perdoar."
- "Estou pagando meus pecados."
- "Quando tudo vai bem, algo dá errado."
- "O mar não tá pra peixe."
- "Vivo preocupado."
- "E se tudo correr bem..."
- "Só os pobres herdarão o Reino do Céu."
A proposta é promover uma verdadeira alquimia mental. Criar mantras e afirmações positivas, memorizar, repetir, repetir, repetir, repetir, até ficar "gravado no disco rígido".
São frases que dizem que:
- você já conseguiu "aquilo" que queria,
- agradecendo por já ter pago suas dívidas,
- por estar curado,
- por ter encontrado o grande amor da sua vida,
- por estar feliz no trabalho,
- por estar ganhando bem no trabalho e aguardando novo aumento,
- que está em paz consigo mesmo.
Pensamentos são imãs!
O primeiro passo é confiança em um futuro melhor. Mas para gerar essa confiança, você precisa primeiro pegar todos os seus hábitos e pensamentos que te deixam triste, e transformá-los em algo melhor... e não há nada melhor que isso do que o perdão.
O segundo é você praticar a transmutação mental, tirando todos os pensamentos de negação e transformando tudo em afirmação.
Por exemplo: se você tem uns quilos a mais, não pense: "estou gordo, eu preciso emagrecer". Pense: "apareceram alguns quilos a mais em meu corpo, é preciso emagrecer".
Quando você coloca o "é preciso" (no sentido de ação), sua mente fica mais à vontade para executar a ação, pois ela percebe que você está em uma situação que não é para estar (tirando de você a culpa); do que o "eu preciso", que coloca a culpa, a pressão e a cobrança toda para cima de você. Percebeu a diferença?
Alquimia Mental, basicamente, é isso.
A pioneira em propor a reprogramação mental como ferramenta de cura foi Louise L. Hay. Ela lançou vários livros entre eles "Você pode Curar sua Vida".
(texto publicado na revista Leve & Leia nº 107 - ano 7 - novembro de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário